Versão integral da mais famosa obra de Haendel, O Messias, volta ao CEU Butantã

Orquestra Acadêmica de São Paulo e Coral da Cidade se reúnem em concerto gratuito

 

Depois de nove anos a Orquestra Acadêmica de São Paulo e o Coral da Cidade de São Paulo retomam parceria e voltam ao CEU Butantã, dia 19 de julho, às 16h, com mais uma oportunidade para conferir, com entrada franca, a composição original da mais famosa obra de Haendel, célebre pelo coro Aleluia.

 

Em 2005, o CEU Butantã recebeu o concerto com partitura completa da obra O Messias, do compositor alemão Georg Friedrich Haendel. Desde então, apenas outra apresentação com peça integral foi realizada na Cidade, em 2008, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

À frente do espetáculo está o maestro Luciano Camargo, que conta que devido à complexidade da obra os ensaios duraram pouco mais de um ano. "Inúmeras repetições de naipe e treinamentos específicos para os trechos das notas executadas em grande velocidade pelo coro foram necessários para reproduzir a peça concebida em 1741 por um dos grandes compositores do barroco", disse o maestro.

Maestro Luciano Camargo“O formato da composição é peculiar e único, inteiramente criado sobre trechos das Sagradas Escrituras, desde o Antigo Testamento até o Livro do Apocalipse”, explica Camargo. O oratório, gênero musical criado para coro e orquestra, acompanha a trajetória de Jesus Cristo, de sua anunciação a ascensão. “Dar vida a uma música e um texto de tal profundidade espiritual é um enorme desafio. Exige de cada um dos músicos e dos mais de 180 cantores do coro uma entrega total à grandiosidade da composição, uma realização única”, finaliza.

O concerto cumpre, ainda este mês, mais três apresentações a preços populares na Sala São Paulo.

 

Serviço: O Messias. CEU Butantã. Teatro Carlos Zara. Av. Eng. Heitor A. Eiras Garcia, 1700 - Rio Pequeno. Tel.: 3732-4551. Grátis
 

Texto: Helga Monteiro Ventura