Copa São Paulo Feminina começa nesta segunda com média de 4 gols por partida

Cada rodada da fase de grupos tem 4 jogos; torneio prossegue nesta terça-feira (5) e entrada nos estádios é gratuita

primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina, a Copinha, lançada neste ano, teve 16 gols, uma média de 4 por jogo. Haverá mais 4 partidas nesta terça-feira, na fase de grupos, em que apenas o primeiro da chave se classifica direto para semifinal, e depois para a grande final, no dia 17 de dezembro. Informações sobre jogos, datas, local e resultados estão disponíveis no site da FPF

Para assistir aos jogos na Arena Ibrachina (na Mooca), as entradas são distribuídas gratuitamente na bilheteria 2 horas antes do início da partida. Nos demais estádios, o acesso é livre (portões abertos). 

Realizada pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), a Copinha consolida objetivo da administração municipal de continuar dando oportunidades para todos e trazer cada vez mais as mulheres para a prática esportiva, além de poder render frutos com a revelação de novos talentos.   

A competição conta com um aporte de cerca de R$ 3,5 milhões da Prefeitura para arcar com o suporte operacional e viabilizar a realização do campeonato e é realizada entre os dias 4 e 17 de dezembro de 2023. O torneio conta com a participação de 16 equipes de várias cidades e Estados que são divididas em quatro grupos. Pelas regras, equipes do mesmo Estado não podem se enfrentar na fase de grupos. Após a fase de grupos acontecem as semifinais e a grande final. 

Participam as seguintes equipes: de São Paulo, são Corinthians, Ferroviária, Santos e São Paulo; do Distrito Federal, são Minas Brasília e Real Brasília; de Minas Gerais, América e Atlético; do Rio de Janeiro, Botafogo, Flamengo e Fluminense; do Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional; e da região Nordeste, são Botafogo (Paraíba), Fortaleza (Ceará) e Vitória (Bahia).  

As tratativas para realização da competição já acontecem desde 2022. Podem disputar a Copinha atletas nascidas entre 2003 e 2006. Cada equipe poderá ter até cinco jogadoras nascidas em 2007 e 2008. 

Os jogos são realizados em quatro campos da capital: Canindé, Nicolau Alayon (Nacional), Rua Javari (Juventus) e Arena Ibrachina (na Mooca). Já os treinamentos acontecem em Centros Esportivos e Clubes da Comunidade, ambos espaços administrados pela SEME. 

Os grupos foram definidos da seguinte forma: 

Grupo A | Canindé 
Santos 
Flamengo 
Grêmio 
Botafogo-PB 

Grupo B | Nicolau Alayon 
Ferroviária 
Internacional 
Vitória 
Minas Brasília-DF 

Grupo C | Rua Javari 
São Paulo 
Fluminense 
América-MG 
Real Brasília-DF 

Grupo D | Arena Ibrachina 
Corinthians 
Botafogo 
Atlético-MG 
Fortaleza