Áreas verdes da região são academias ao ar livre

Equipamentos de ginástica e monitores estão presentes em dez praças

Trocar o ambiente fechado das academias tradicionais por exercícios em céu aberto já é uma opção possível. A Subprefeitura Butantã instalou equipamentos de ginástica como incentivo à prática de esportes em 10 praças da região. Em cada um dos cinco distritos – Morumbi, Butantã, Vila Sônia, Rio Pequeno e Raposo Tavares, há duas praças com os aparelhos de baixo impacto. “A idéia do projeto Praça em Movimento é estimular a interação entre os freqüentadores e atrair pessoas de diferentes faixas etárias em torno do bem-estar e da qualidade de vida”, explica o subprefeito Regis Gehlen Oliveira. Além dos aparelhos, as praças ganharão dois monitores para acompanhamento e orientação, aos sábados e domingos.

Selecionados pelo Programa Ofício Social da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, os monitores têm experiência na área de educação física. São jovens recém formados ou ainda estagiários da disciplina. Os orientadores são responsáveis por explicar a utilidade de cada aparelho – que não tem peso e trabalham apenas com a força do corpo de quem realiza o exercício. Estarão à vontade, também, para ministrar atividades no local, como oficinas e aulas de ioga.

A exemplo dos instalados em Pequim há dois anos, os equipamentos simulam movimentos de cavalgada, caminhada, esqui e barco a remo. São indicados para adultos de qualquer idade porque garantem o fortalecimento, alongamento e flexibilidade dos músculos. Já estão funcionando nas praças Elis Regina e João A. S. Castellano – Butantã; Renato Checcia e Vinícius de Moraes –Morumbi; Carlos A. F. Leitão e Major W. Carlson – Raposo Tavares; Desembargador Paulo B. C. Filho e Zaphira V. Leite –Rio Pequeno e José Ória e Miguel Torga – Vila Sônia.