Mutirão de Carros Abandonados

Subprefeitura Aricanduva/ Formosa/ Carrão faz mutirão de coleta de carros e carcaças abandonadas em via pública.

Foram realizadas 25 vistorias para recolhimentos de carros abandonados. Dessas, apenas 14 carros se encontravam no mesmo lugar, assim sendo removidos e encaminhados para o pátio da Subprefeitura, diminuindo a quantidade de carros em situação de abandono na região.

Desde o dia 11 de julho, a Subprefeitura está realizando o mutirão de recolhimento de carros abandonados. Foram recolhidos 14 carros em situação de abandono ou carcaça. Essa operação teve participação de fiscais da Subprefeitura, Guarda Civil Metropolitana e a equipe da Secretaria das Subprefeituras com 3 guinchos que vão rodar a cidade.

A Operação continua acontecendo. Em 4 meses foram realizadas mais de 300 notificações de carros abandonados. Muitos já foram recolhidos pelos respectivos propietários.


Para que estes veículos fossem removidos, a Subprefeitura precisou seguir uma série de procedimentos legais e administrativos, entre eles: verificar junto a demais órgãos competentes, como Polícia Militar e órgãos de trânsito (CET e DETRAN), se o veículo não tem relação com crime, sinistro, furto ou, ainda, se não possui nenhum tipo de pendência judicial. Por isso, não há prazo para atendimento da demanda.


Vale lembrar que o abandono de veículos em vias públicas prevê sanções, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa, no valor aproximado de R$ 18.421,20. Além disso, caberá ao responsável que pretenda, depois da remoção, reaver o veículo, arcar com os custos de remoção, variáveis conforme o tipo de automóvel, a distância do pátio da Sub, o equipamento utilizado para o procedimento e o trabalho da equipe, além do custo diário da estadia, também calculada conforme o tipo de veículo.


É importante destacar que qualquer cidadão pode e deve denunciar o abandono de veículos para a Prefeitura por meio do telefone 156, praças de atendimento das Subprefeituras ou pelo SAC 156

Carro sendo recolhido por guincho

Carro sendo recolhido por guincho

Carro recolhido para o patio

Carro recolhido para o patio

Carro recolhido para o patio