Destinação de animais mortos

O recolhimento de animais mortos em áreas públicas é realizado pela subprefeitura da região. O serviço deve ser solicitado pelo telefone 156, SAC internet ou nas praças de atendimento.

O recolhimento de animais mortos em áreas públicas é realizado pela subprefeitura da região. O serviço deve ser solicitado pelo telefone 156, SAC internet ou nas praças de atendimento.

O Centro de Controle de Zoonoses só recolhe animais mortos quando estes forem de interesse em saúde; ou seja, aqueles que são suspeitos de alguma doença que pode ser transmitida a seres humanos (zoonoses) e, portanto, demandam monitoramento.

ANIMAIS DE INTERESSE EM SAÚDE:
Cães ou gatos:
• que morderam/arranharam pessoas nos 10 (dez) dias que antecederam a morte;
• que tiveram contato com morcegos nos últimos seis meses antes de morrer;
• que foram mordidos/arranhados por animais desconhecidos nos seis meses que antecederam o óbito;
• que convivem ou tiveram contato com sagui/macacos o todos os gatos.

Cães, gatos e outros animais:
• atropelados;
• com sinais clínicos neurológicos (convulsão, tremores, andar cambaleante, salivação, mandíbula paralisada, animais com suspeita de cinomose, dentre outros) ;
• que morreram subitamente, sem causa da morte definida ou com suspeita de envenenamento.

Os animais mortos de interesse em saúde serão recebidos ou, em casos excepcionais, recolhidos pelo CCZ para realização de diagnóstico de raiva ou de outras zoonoses de importância. Na realização da entrega do corpo, o responsável pelo animal responderá a um questionário sobre o animal morto.

O recebimento de animais mortos de interesse em saúde é feito todos os dias da semana, inclusive feriados, 24 horas por dia na Rua Santa Eulália, 86 – Santana - São Paulo - SP. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo email: zoonoses@prefeitura.sp.gov.br (ativo nos dias úteis).

PARA MORCEGOS MORTOS OU VIVOS EM SITUAÇÕES ANORMAIS: CAÍDOS NO CHÃO OU VOANDO/POUSADO DENTRO DE CASAS: Cubra o morcego morto ou caído no chão com um pano, balde ou caixa e não permita que nenhuma pessoa ou animal encoste. Não manipule o morcego. Abra solicitação de “avaliação de ocorrências com morcego” pelo telefone 156, SAC internet ou praças de atendimento que será atendida como urgência. Após o recebimento do corpo do animal serão coletadas as amostras necessárias para os diagnósticos específicos e o corpo será destinado para cremação. Não será avaliada a causa da morte do animal.

ANIMAIS SILVESTRES MORTOS: O CCZ recebe corpos de mamíferos silvestres mortos para diagnóstico de raiva e doenças de importância em saúde pública.

ANIMAIS SEM INTERESSE EM SAÚDE: O proprietário deve ensacar o animal morto e levar a um dos transbordos municipais (Santo Amaro ou Ponte Pequena) que recebem GRATUITAMENTE cadáveres de animais para incineração ou entrar em contato com clínicas veterinárias ou cemitérios de animais que realizam este serviço mediante pagamento. ATENÇÃO: Se o cão ou gato mordeu ou arranhou alguém nos dez dias que antecederam a morte, ele é um animal de interesse em saúde e, portanto, não deve ser descartado em Transbordo e sim encaminhado ao CCZ, conforme orientações acima.

LOCAIS QUE RECEBEM ANIMAIS MORTOS EM SÃO PAULO: Transbordo Santo Amaro: Rua Miguel Yunes, 343. Horário para recebimento de animais mortos: 9h às 18h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Telefone: 5613-1530;

Transbordo Ponte Pequena: Av. do Estado, 300. Horário para recebimento de animais mortos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Sábados domingos e feriados, das 10 às 15h. Telefone: 3331-2811.

 

Imagem ilustrativa referente à destinação de animais mortos