Cartão do Idoso

Solicite o cartão do Idoso sem sair de casa

 O cartão de estacionamento idoso é uma autorização especial para veículos conduzidos por pessoas idosas ou que as transportem para que possam estacionar em vagas especiais demarcadas com a expressão "Idoso". Apesar de o município conceder a autorização, ela é válida para todo território nacional.
Quando a pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos quiser a autorização para utilizar as vagas exclusivas para idosos.

Faça o seu cadastro agora

Para cadastrar você deve clicar em "Cadastrar" a baixo.

-Ler e concordar com o termo de aceite eletrônico;

-Anexar o comprovante de residência (caso esteja em nome de terceiro, digitalizar o comprovante de vínculo ou a declaração de residência no mesmo arquivo) e clicar "enviar";

-Anexar o documento de identificação e clicar "enviar";

-Selecionar "finalizar";

-Consultar seu e-mail para ter acesso ao seu protocolo de acompanhamento;

-Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156.

-Quando a solicitação for aceita (deferida), imprimir o cartão em "Cartão de estacionamento idoso - Consulta" no final da página (clicar aqui).

-Caso a solicitação seja feita presencialmente, levar e informar os documentos necessários para que o cartão seja emitido no local.

Cadastro Presencial:

1) Acessar o portal de agendamento.

2) Clicar em “agendar atendimento”;

3) Preencher os campos com os dados cadastrais do requerente;

4) Clicar em “avançar”;

5) Selecionar “cartão idoso” no campo “assunto” e “emissão do cartão idoso” em no campo “serviço”;

6) Selecionar a região da cidade que prefere no campo “zona”;

7) Selecionar o Posto de atendimento mais próximo de sua residência no campo “local”;

8) Clicar em “inserir serviço” e em “avançar”;

9) Clicar em qual dia prefere, em seguida o horário desejado e depois em “avançar”

10) Confirmar os dados e digitar o código de imagem para imprimir o protocolo;

11) Comparecer presencialmente com o número de protocolo para solicitar o cartão;

Locais de Atendimento

Descomplica SP São Miguel: Rua Dona Flora Pinheiro de Sousa, 76, Vila Jacuí, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Nos seguintes postos de atendimento é necessário fazer agendamento (clicar aqui):

Praças de Atendimento das Subprefeituras (clicar aqui para consultar os endereços), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h;

Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV: Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros – São Paulo – SP (próximo à Estação Pinheiros da Linha 4 – Amarela do Metrô), de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, exceto feriados e dias de ponto facultativo;

DTP (Posto provisório): Rua Joaquim Carlos, 655, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados e dias de ponto facultativo.

Você vai precisar levar:

Documentos - Formulários, requerimentos e cópias de documentos a serem entregues:

- Comprovante de residência (do mês atual ou anterior) no município de São Paulo em nome do requerente ou cônjuge - cópia simples ou documento digitalizado;
- Se comprovante estiver em nome do cônjuge, Certidão de Casamento - cópia simples ou documento digitalizado;
- Se o comprovante estiver em nome de um terceiro, documento que comprove vínculo ou declaração de residência – cópia simples ou documento digitalizado;
- Documento de identidade oficial com foto e assinatura - cópia simples ou documento digitalizado.

Informações necessárias para solicitação:

- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Gênero;
- CPF;
- RG (com data de expedição e órgão emissor);
- Endereço completo.

 

Observação: a análise da documentação para aprovação do cartão não ocorre no local, portanto a emissão não é imediata.

LEGISLAÇÃO

Resolução Contran 303/08 (clicar aqui)

Portaria SMT 17/2010

Lei nº 15.974 de 24/02/2014

Decreto nº 55.127 de 19/052014

 

MODELO: