SUVIS Sudeste intensifica ações educativas e de combate a Dengue para o Dia das Mães

Agentes de zoonoses darão orientações técnicas e de manejo para os funcionários da manutenção dos cemitérios.

A fim de reforçar as ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito vetor da Dengue, e conscientizar a população sobre como colaborar com os agentes de zoonoses, a partir desta terça feira, 06 de maio, as Supervisões de Vigilância em Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste realizarão uma série de ações nos cemitérios do território. A iniciativa visa diminuir os focos de criadouros de larvas do mosquito, principalmente por ocasião da semana do Dia das Mães, período em que há maior circulação de pessoas nesses espaços e também aumento do número de vasos com água e enrolados em plásticos nos túmulos.

No dia 06, 07, 15 e 16 de maio, os agentes e técnicos da SUVIS Vila Mariana Jabaquara estarão no Cemitério Vila Mariana dando orientação e distribuindo folhetos explicativos ao público e pelas floriculturas do entorno. Os responsáveis pelas floriculturas próximas ao Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, também devem receber orientações sobre o controle e prevenção da Dengue dos agentes da SUVIS Vila Prudente Sapopemba, que estarão no local dia 08 de maio. O objetivo é diminuir a quantidade de embalagens plásticas que envolvem os vasos de flores depositados nos túmulos e que podem acumular água. Após o Dia das Mães, na próxima quarta-feira, dia 14 de maio, haverá ação conjunta entre os profissionais da SUVIS e os funcionários do cemitério para eliminação de possíveis criadouros.

No território da SUVIS Mooca Aricanduva, o alvo da ação educativa serão os Cemitérios Vila Formosa I e II e o Cemitério Quarta Parada. No dia 09 de maio os agentes de zoonoses serão responsáveis por dar orientações técnicas e de manejo para os funcionários da manutenção dos cemitérios e fazer o trabalho in loco para prevenção e combate a Dengue. Além disso, a SUVIS Mooca Aricanduva afixará cartazes nas portarias com informações sobre os principais cuidados no combate e prevenção da Dengue.

Na mesma data, os profissionais da SUVIS Penha estarão no Cemitério da Penha em vistoria e dando orientação aos funcionários e aos visitantes do espaço. Para intensificar a medida, na segunda-feira, dia 12 de maio, os agentes realizarão nova vistoria pelo espaço na busca e eliminação de criadouros do mosquito.
 

 

Texto: Rosângela Rosendo
Núcleo de Comunicação/Imprensa
Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste