São Paulo adere ao Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal

 Na manha de terça (29) o Banco de Alimento, da região da Vila Maria, foi palco para a adesão ao O Programa de Aquisição de Alimentos da Cidade de São Paulo (PAA). O PAA promove o acesso de alimentos às populações em situação de vulnerabilidade bem como a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O programa é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Coordenação das Subprefeituras por meio da Supervisão de Abastecimento busca com esse programa, desenvolver um trabalho com diversos segmentos da sociedade a fim de romper a barreira da exclusão social e de combate a miséria.

O secretário Adjunto da Coordenação das Subprefeituras informou que atualmente, o Banco de Alimentos da cidade possui 250 entidades cadastradas, o que abrange o atendimento de cerca de 190 mil pessoas, e que entre janeiro e outubro de 2013, 450 toneladas de alimentos foram entregues às entidades contempladas pela iniciativa do governo municipal, entre elas creches, abrigos e albergues. Grande parte dos alimentos que chegam hoje até o Banco de Alimentos é proveniente de doações de empresas ligadas ao varejo e ao ramo alimentício.

A Prefeitura pretende criar mais quatro bancos de alimentos nos moldes de Vila Maria, já prevista no Programa de Metas e atualmente estuda-se a construção desses centros em São Mateus, M'Boi Mirim e no Butantã.

Projeto de Lei

No dia 16 de outubro, quando é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, representantes do governo municipal protocolaram na Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Se aprovado, o projeto reforça o compromisso da Prefeitura na construção de uma política alimentar e nutricional na cidade de São Paulo, com políticas públicas que vão da produção ao consumo, em consonância com os programas já efetivados pelo Governo Federal.