Grupo de Trabalho é formado para implantar o Plano Verão 2014

Portaria assinada pelo prefeito cria o Grupo de Trabalho formado por 12 secretarias que irá planejar, elaborar e implantar o Plano Verão 2014

O prefeito assinou na última quarta-feira (25) a portaria que constitui o Grupo de Trabalho que irá planejar, elaborar e implantar o “Plano Preventivo Chuvas de Verão – 2013/2014”. Segundo o texto publicado no Diário Oficial da Cidade, representantes de 12 secretarias municipais participarão do grupo, que será coordenado pela Secretaria do Governo. O Plano Verão foi anunciado pelo prefeito no último dia 12 e reúne um pacote de ações preventivas de curto prazo para preparar a cidade para o período de chuvas.

Ao todo, o plano prevê 79 obras de microdrenagem (já contratadas), reforma de cerca de dois mil semáforos, substituição de mil árvores e a intensificação nas ações de zeladoria. A população poderá acompanhar todo o andamento das intervenções pela internet, por meio do novo site da Prefeitura que será lançado em outubro.

Zeladoria
A intensificação dos serviços de zeladoria contra enchentes e alagamentos feitos pelas subprefeituras já está em andamento. As ações cresceram, em média, 25% em relação ao ano passado.

A limpeza de boca de lobos, que ajuda no escoamento da água das chuvas, por exemplo, aumentou em 62% no comparativo. Entre janeiro e agosto do ano passado foram limpas cerca de 512 mil bocas de lobo na capital, enquanto no mesmo período de 2013 foram 831,2 mil. Outro serviço que também apresentou crescimento significativo, segundo dados da Coordenação das Subprefeituras, foi o de limpeza de ramais e galerias, que aumentou 48%. Somente nos oito primeiros meses deste ano, foram realizadas limpezas em 944,2 mil metros de ramais e galerias, contra 668,2 mil metros até agosto de 2012.

A limpeza dos piscinões, que servem para conter as águas da chuva em locais de enchente, também registrou crescimento neste ano. Em 2012 foram retirados 71,1 mil metros cúbicos (m³) de sedimentos e lixos dos fundos dos reservatórios. Neste ano, 98,3 mil metros cúbicos (m³) foram removidos - aumento de 38%.

A troca de tampas e limpeza dos poços de visitas também aumentaram, respectivamente, 11% e 23%. Neste ano, foram limpos pouco mais de 30 mil poços e trocadas ou reformadas 3,9 mil tampas desses locais. Em 2012, foram 24,2 mil unidades de poços de visitas limpos e 3,5 mil tampas trocadas ou reformadas.

Reformas em guias, sarjetas e sarjetões, que também contribuem para a diminuição dos alagmentos e enchentes, registraram um aumento de 15% neste ano. Foram 147,3 mil metros dessas estruturas atingidas por obras das subprefeituras até agosto de 2013. No ano passado, no mesmo período, foram 127 mil metros.

Mesmo com um crescimento menor, a limpeza de córregos e a reforma ou troca de tampas de bocas de lobo também registraram aumento em 2013. No caso das bocas de lobo, enquanto nos oito primeiros meses de 2012, foram executados serviços em 42,6 mil unidades, neste ano, foram 43,1 mil, com um aumento de 1%. Já a limpeza de córregos cresceu cerca de 2%, saltando de 1,72 milhões de metros de margens atingidas para 1,77 milhões de metros em 2013.

Semáforos
Para a reforma dos semáforos prevista no Plano Verão, foram selecionados quase dois mil cruzamentos cuja localização é estratégica para a fluidez do trânsito na cidade. Os equipamentos terão a fiação trocada e aterrada, novas caixas de passagem, vedação e no-breaks. Após a renovação, todos os equipamentos devem receber um adesivo amarelo de identificação para permitir o acompanhamento de sua situação.

Árvores
No período de chuvas, a queda de árvores provoca interrupções no fornecimento de energia elétrica e no tráfego de veículos, além de risco de atingir pedestres, motociclistas e motoristas. O Plano Verão prevê que mil árvores, todas elas diagnosticadas como doentes por agrônomos, serão substituídas por novas mudas.

Portal
No novo portal da Prefeitura, cujo lançamento está previsto para outubro, o cidadão poderá acompanhar em tempo real informações meteorológicas como temperatura e possibilidade de chuvas em cada região da cidade. A situação das obras de microdrenagem e o status da reforma dos semáforos e da troca das árvores também serão disponibilizadas em um mapa virtual.