11º OKINAWA FESTIVAL

Neste ano, o festival comemorará a passagem dos 105 anos da Imigração Japonesa ao Brasil

Neste ano, a edição do 11º Okinawa Festival comemorará a passagem dos 105 anos da Imigração Japonesa ao Brasil, nos dias 10 e 11 de Agosto, no Centro Esportivo Vicente Ítalo Feola – Vila Manchester. O festival é promovido pela Associação Okinawa de Vila Carrão e pela Prefeitura de São Paulo.

A província de Okinawa é composta de ilhas situadas ao extremo sul do arquipélago japonês, praticamente em clima tropical. Os okinawanos fizeram parte da corrente imigratória ao Brasil, desde o primeiro navio, o Kasato Maru, em 1908. Em grande contingente, participaram do desenvolvimento econômico por todo o estado de São Paulo, principalmente na agricultura, vindo posteriormente à Segunda Guerra Mundial, a povoar a capital e, em grande número, a região do Carrão e proximidades.

O Okinawa Festival é o evento desenvolvido por essa colônia, em retribuição à região que a acolheu, fincou raízes e transformou o local como a maior concentração da colônia japonesa, oriunda de Okinawa, fora do Japão.

O evento, que faz parte do Calendário de Eventos do Município, estará apto a receber milhares de famílias que deverão participar e prestigiar o festival, atualmente considerado como um dos maiores promovido pela comunidade nipônica no Brasil

A Subprefeitura Aricanduva, Vila Formosa e Carrão, a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana e depois órgãos da Prefeitura prestarão apoio ao evento, que vem a cada ano se aprimorando na questão da Segurança. Igualmente às edições anteriores, neste ano toda movimentação de público será monitorada por câmeras e por equipe de segurança privada, além de link direto com viatura policial.

No centro do evento uma tenda principal é o local das apresentações de músicas, danças, artes marciais, shows artísticos, culminando com as coreografias de 400 jovens tocadores de tambor – taikô – em cores e ritmos alucinantes de magia do folclore de Okinawa. Em torno das apresentações, centenas de barracas mostram objetos e curiosidades da cultura e uma farta variedade de alimentos, misturando a culinária típica japonesa com comidas para todos os gostos dos visitantes do festival.

Neste ano comemorativo à Imigração Japonesa, vale à pena conferir e prestigiar a programação do evento, que deve dar um destaque à mais para as crianças e principalmente aos idosos, gestos típicos do respeito japonês às pessoas e familiares. Dignificando suas origens e se integrando à Cultura Brasileira o Festival Okinawa vai se consolidando como um dos eventos mais esperados e aguardados pelos moradores da região e apreciadores da arte milenar de Okinawa.

11º Okinawa Festival
10 e 11 de Agosto de 2013
No CEE Vicente Ítalo Feola – V. Manchester
Pça. Haroldo Daltro, S/nº