Começam as inscrições dos blocos para o Carnaval 2024

Festa comemora os 470 anos do aniversário de São Paulo

O maior Carnaval livre, democrático e descentralizado do país já tem calendário de inscrição e guia de regras publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 12 /10. O guia norteia o trabalho dos blocos e foi publicado neste mês de outubro para contribuir com o planejamento dos blocos que pretendem desfilar na capital.

O Carnaval tem pressa e, por isso mesmo com o feriado prolongado, as inscrições começam nesta sexta-feira, dia 13/10 e vão até o dia 31/10. Na primeira etapa, os blocos tradicionais que usam o mesmo trajeto só precisam confirmar a inscrição por um link individual, enviado pela Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB). Essa foi uma maneira de agilizar o processo de quem mantém a tradição e o prazo para enviar o link com a resposta vai até o dia 22/10.

Se o bloco quiser mudar o itinerário, basta recusar o trajeto e, a partir daí, entra na segunda fase de uma nova inscrição.
Quem não recebeu o link da SMSUB, precisa se programar para essa segunda etapa , que começa a partir do dia 23/10 e vai até o dia 31/10. Nela também estão os novos blocos ou que tenham alterações de trajetos . Mas atenção: os itinerários serão divulgados depois de verificadas as condições de segurança e, conforme definido no Guia de Regras. Portanto, não é na inscrição que os organizadores vão manifestar o interesse pelo trajeto.

Desde que o decreto nº 62.780/2023 foi publicado, no último dia 22/09, a SMSUB mantém uma agenda de conversas com os coletivos dos blocos e iniciou os processos para licitar banheiros, gradil e tapumes. Cabe justamente à Secretaria das Subprefeituras preparar a infraestrutura e limpeza da festa de rua ,que tem público estimado em 15 milhões de pessoas e centenas de desfiles.

O que não pode faltar no Carnaval a Prefeitura de São Paulo garante: organização, infraestrutura e segurança. O resto fica por conta da alegria na cidade que completa 470 anos em 2024.

As datas para o Carnaval de rua são:
Pré –Carnaval: 03 e 04 e fevereiro
Carnaval: 10,11,12 e 13 de fevereiro
Pós –Carnaval: 17 e 18 de fevereiro