Prefeitura entrega UPA III no Carrão

Unidade funcionará 24 horas por dia com capacidade para realizar 15 mil atendimentos por mês

 A Prefeitura de São Paulo entregou na sexta-feira, 25/08/2023, mais uma Unidade de Pronto Atendimento à população, a UPA III Carrão – Vereador Masataka Ota. A gestão municipal investiu R$ 14.224.131,77 na construção da unidade, que funcionará 24 horas por dia e terá capacidade para realizar aproximadamente 15 mil atendimentos por mês, beneficiando uma população de mais de 300 mil pessoas.

Com custeio mensal de R$ 5,1 milhões, a UPA oferecerá serviços de raio-X, eletrocardiograma, odontologia, laboratório de exames e leitos de observação adulto e infantil para pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica, e primeira intervenção para os casos cirúrgicos e de traumatologia.

“Essa UPA é a 24ª da cidade. É uma UPA tipo III, que terá toda a atenção à saúde, inclusive, serviço odontológico, duas ambulâncias do Samu no equipamento e 385 colaboradores, com 40 médicos clínicos gerais de dia e 35 à noite, 14 cirurgiões atendendo 24 horas, sete dentistas de dia e sete no período noturno. 

A unidade visa concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica, Atenção Hospitalar, Atenção Domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com essa inauguração, a região passa a contar com três UPAs.

A UPA III Carrão é vinculada à Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste e será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Estrutura física
A UPA III Carrão atende a todas as normas de acessibilidade vigentes e conta com 11 consultórios médicos, sete leitos de emergência, 14 de observação adulto, quatro leitos de observação infantil e dois de observação em isolamento. Também há duas salas de avaliação de risco, sala de raio-X, gesso, medicação, sala para coleta de exames, outra para assistência social, consultório odontológico, além de vestiários e refeitórios para funcionários.

Telemedicina
O serviço de telemedicina implantado na unidade vai ser fundamental para otimizar os atendimentos. Os pacientes com classificação de risco azul/verde (não urgentes) terão a opção de escolher pela consulta com médico online, sendo assim os profissionais que trabalham na própria UBS poderão realizar os atendimentos de urgência e emergência com mais agilidade.