Revitalização de ponto de descarte irregular remove 57 toneladas de lixo na região de Aricanduva

As obras buscam conscientizar os munícipes a respeito de práticas ambientais ilegais na cidade de São Paulo

O descarte irregular é um dos maiores problemas ambientais enfrentados atualmente na cidade de São Paulo. Mesmo havendo leis que proíbem a prática, o descarte de resíduos em locais não apropriados ainda é recorrente nos municípios; no entanto, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, está constantemente se dedicando na revitalização destes pontos na região, buscando sempre conscientizar os munícipes na preservação da área e os orientando em como proceder o descarte de lixos e entulhos de forma legal e sustentável.

No último sábado (25), foi a vez da Avenida Aguiar da Beira passar pela reforma. Foram recolhidos do canteiro central, que antes era usado como depósito para todos os tipo de resíduos, cerca de 57 toneladas de lixo. O lugar passou por uma grande transformação, que começou com a retirada dos entulhos e a limpeza intensiva da área e do entorno. 

#PraTodosVerem foto do local antes da revitalização. Visualiza-se um amontoado de lixos e entulhos por toda a extensão do canteiro central.

Em seguida, as equipes de revitalização construíram um lindo canteiro, no qual foi cercado por um muro colorido que contém alguns avisos sobre a prática ilegal do desfazimento irregular de lixos. A nova área também conta com um espaço de terra, onde algumas mudas de plantas foram plantadas a fim de proporcionar uma zona mais ecológica e sustentável. 

De acordo com a lei de número 16.871, o transporte de resíduos deve ser realizado por veículo apropriado, devidamente identificado com a capacidade máxima e sua finalidade; além de estabelecer o direito ao munícipe de apresentar denúncias sobre o descarte irregular em âmbito municipal. Além disso, a ação prevê uma multa aplicável à infração de R$ 15.520 - prevista no art. 161 (que proíbe o depósito de entulhos de massa superior a 50 quilogramas em vias e áreas públicas).

#PraTodosVerem visualiza-se a foto da revitalização finalizada. Há canteiros ecológicos cercados por muros coloridos por toda a extensão.