PREFEITURA DE SÃO PAULO

Vespas

31/10/2019 18h44

 Hábitos

As vespas, também conhecidas como marimbondos ou cabas, possuem algumas famílias que são encontradas em todo território nacional.

Existem espécies que formam grupamentos sociais e outras que têm hábitos solitários.
As operárias alimentam a cria (larvas) com proteína animal (geralmente insetos), já os adultos alimentam-se de néctar que tiram das flores. Possuem menos pêlos que as abelhas e apresentam o corpo mais delgado.

Constroem seus ninhos de papelão cinza, fabricado com fibras obtidas de madeira decomposta, sendo essas fibras intensamente mastigadas e misturadas com saliva.

A forma dos ninhos é muito variável, podem constituir-se de um único favo exposto fixado a alguma superfície por um pedúnculo, ou um ou mais favos envolvidos por uma cobertura denominada envelope, entre outros.

Numa colônia de vespas existe rainha, várias operárias e macho, sendo que estes últimos não tem ferrão.

Ciclo de vida

Geralmente o vespeiro é iniciado por uma ou duas rainhas e raras espécies de vespas iniciam fundações por meio de enxames, como as abelhas. Os locais utilizados para construir os ninhos podem ser árvores, beirais de casas, toldos, janelas, etc.

Possuem metamorfose completa, passando pelas fases de:

 

ovo => larva => pupa => adulto

 Em geral a rainha só tem por função botar os ovos, ficando a cargo das outras fêmeas a fabricação do vespeiro, defesa e alimentação das larvas.

 

Agravos à saúde

As vespas são consideradas animais peçonhentos por possuir, como as abelhas, um ferrão na região posterior do corpo que serve para inocular veneno.

Sua picada pode causar reações alérgicas, cuja gravidade depende da sensibilidade do indivíduo, local e número de picadas, sendo aconselhável procurar atendimento médico.

 Medidas preventivas

 Em caso de vespeiro instalado:

 

Saiba mais: