Controle de Abelhas e Vespas

Problemas com Abelhas, Vespas ou Marimbondos:

Os problemas decorrentes destes insetos geralmente são ocasionados pela instalação de colméias ou vespeiros em locais próximos a presença ou movimentação de pessoas. As abelhas e vespas podem ferroar pessoas ou animais quando molestadas para defender o seu abrigo

Outro problema é a ocorrência de enxame viajante de abelhas. Isso ocorre quando uma parte das abelhas de uma colméia, em determinadas condições (colméia muito populosa ou reprodução do ninho, por exemplo), pode abandonar sua morada à procura de novo abrigo e pousam em algum lugar, para descansar por algum tempo. Geralmente estes insetos chegam voando e zumbindo. Gradativamente vão se agrupando em torno da rainha, formando uma espécie de cacho ou bola de insetos. Caso esse local não ofereça abrigo contra chuva, sol, vento ou outras condições para a instalação da colméia, elas irão embora à procura de outro abrigo.

Cuidados que se deve tomar:

Tanto para os casos de abrigos instalados (colméias ou vespeiros), como para os casos de enxames viajantes, devem ser tomados os seguintes cuidados: 

  • Não se aproximar do abrigo ou do enxame e evitar o trânsito de pessoas ou animais no local, para que os insetos não se sintam ameaçados e ferroem. 
  • Não permitir que pessoas não habilitadas tentem resolver a situação através de meios como fogo, jato de água, inseticidas, entre outros, porque esses poderão se sentir ameaçados e a situação fugir do controle podendo ocorrer defensividade e assim acontecer acidentes por toda a vizinhança. 

A quem recorrer?

  • No caso de colméias ou vespeiros instalados, ligar para o telefone 156 e forneça as seguintes informações: nome do responsável pelo imóvel, endereço do local onde os insetos estão instalados, telefone para contato e a localização da colméia ou vespeiro, (como exemplo dentro do forro, no beiral da casa, etc) e há quanto tempo está no local. Aguarde atendimento sem mexer com os insetos para evitar acidentes. O serviço é gratuito. 
  • Caso haja pessoas ferroadas, procure a unidade de saúde mais próxima ou outro serviço médico para atendimento adequado. 
  • No caso de acidentes com animais de estimação, procure os serviços veterinários.