Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 5 de Abril de 2019 | Horário: 15:33

Saúde programa novo dia de mobilização contra as arboviroses na capital

A Secretaria Municipal da Saúde vai realizar a segunda grande mobilização do ano, no sábado 13/4, para a conscientização da população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito

O Boletim de Arboviroses da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) registra 1,3 mil casos de Dengue confirmados na cidade de São Paulo, até o dia 26 de março. Esse número representa o Coeficiente de Incidência (CI) de 11,1 por 100 mil habitantes. Em relação às demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, não há registros de casos de Zika e Chikungunya. Quanto à febre amarela, a imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. Mais de 9 milhões de doses foram aplicadas alcançando 79,26% de cobertura vacinal.

O coeficiente de incidência da Dengue na capital ainda é considerado baixo de acordo com a classificação adotada pelo Ministério da Saúde, que qualifica como média incidência somente coeficientes superiores a 100 casos para cada 100 mil habitantes. Os números da cidade também são baixos em relação ao coeficiente do Estado de São Paulo, que é de 78,5 casos por 100 mil habitantes (15/03/19) e do País, que é de 109,9, de acordo com boletins já divulgados.

A Secretaria Municipal da Saúde vai realizar a terceira mobilização de combate a Dengue, no sábado 13 de abril, com atividades educativas, de eliminação de criadouros e vacinação contra a febre amarela em todas as regiões da capital.

Para enfrentar a Dengue em 2019, a Prefeitura de São Paulo antecipou as ações preventivas e em novembro do ano passado lançou o Plano de Municipal de Enfrentamento às Arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), que costumam surgir com mais frequência nos meses de verão por conta das fortes chuvas e a concentração de água parada.

O município fez a capacitação de 11 mil agentes de saúde para o combate a endemias e proteção ambiental, e promoveu dois dias de combate ao mosquito desde o ano passado, um em novembro e outro em fevereiro deste ano.

Campanhas de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti 

• No dia 24 de novembro de 2018, o dia de mobilização reuniu 24 mil profissionais de saúde em quase 1.000 ações educativas de eliminação de criadouros e de vacinação contra a febre amarela em todas as regiões da cidade.

• Em dezembro, na saída do paulistano para as festividades de Natal e Ano Novo os agentes de saúde orientaram a população nas vias que dão acesso às principais rodovias que levam ao litoral e ao interior.

• Neste verão, no dia 2 de fevereiro de 2019, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu, em parceria com o Exército brasileiro, o segundo dia de mobilização contra o Aedes e de vacinação contra a febre amarela.

• Com a ajuda dos militares e a participação de 14 mil profissionais de saúde, foram realizadas 1.200 ações pela cidade.

Formas de Prevenção contra as Arboviroses

1. Tome a vacina contra a Febre Amarela. Mantenha a Caderneta de vacinação atualizada;
2. Não deixe recipientes abertos com água;
3. Retire os pratinhos dos vasos de plantas
4. Não deixe latas, garrafas e plásticos abertos no quintal;
5. Limpe as calhas;
6. Mantenha os ralos externos protegidos com telas;
7. Coloque telas nas janelas;
8. Mantenha limpa a piscina;
9. Lave e esfregue bem os bebedouros dos pets;
10. Não deixe material e entulho de construção no quintal;

Como denunciar

A prefeitura de São Paulo criou o canal 156 para comunicação entre o munícipe e a administração. Nesta central, o cidadão paulistano pode comunicar a existência de criadouros ou pelo site da Prefeitura de São Paulo neste link:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=217613 Os registros são encaminhados às Coordenadorias de Saúde, que mobilizam as equipes com ações para eliminação dos focos do mosquito.

A denúncia também pode ser feita via internet, basta acessar o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo, selecionando na lista de assuntos a opção Saúde. https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal#lista-de-servicos

 

collections
Galeria de imagens