Transtornos mentais afetam 22% das mulheres no município de São Paulo

Município conta com cerca de 200 estabelecimentos dedicados aos cuidados da saúde mental

A campanha Janeiro Branco traz à tona a necessidade de cuidados relacionados à saúde mental. Durante o mês, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza atividades nas unidades em diferentes regiões da cidade para a prevenção das doenças que afetam a mente a partir das emoções, criando ambientes saudáveis e que promovam o equilíbrio e por consequência a saúde mental.

O município tem cerca de 200 estabelecimentos dedicados aos cuidados da saúde mental. Além dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), há também os Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco), as Residências Terapêuticas (RT), Unidades de Acolhimento (UA) e equipes de saúde mental na Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A Saúde também oferece leitos para tratamento da saúde mental em hospitais gerais.

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) “Depressão e outros distúrbios mentais comuns: estimativas globais de saúde”, o número de casos de depressão aumentou 18% entre 2005 e 2015. No Brasil, segundo o relatório, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas (5,8%) da população, enquanto distúrbios relacionados à ansiedade afetam mais de 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população).

O Inquérito de Saúde (ISA) Capital 2015 aponta que um em cada seis habitantes da cidade de São Paulo apresenta algum transtorno mental. Nesse estudo realizado em 2015, foi possível identificar que a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) em pessoas com 15 anos ou mais foi estimada em 15,9% no ano de 2015, sendo maior entre as mulheres que representam 21,8%, ficando os homens representados em 9,2%.

Depressão

Pode se manifestar de modo leve, moderado ou grave. Os sintomas mais frequentes são: alterações de humor, diminuição de energia, perda de interesse, incapacidade de sentir prazer, diminuição da capacidade de concentração e culpabilidade. Também pode causar distúrbios do sono e de apetite. Nos casos mais graves pode levar ao suicídio. A doença deve ser tratada e, além das alterações psicológicas deve-se considerar as possíveis alterações neuroquímicas de Serotonina e Noradrenalina.

Ansiedade

Trata-se de um estado emocional caracterizado por sensação de apreensão, inquietação, aflição, medo de que algo ruim aconteça, preocupação demasiada com o futuro, sensações autonômicas, como taquicardia, sudorese intensa, tremores, sensação de morte iminente, de desmaio, vertigem.

Os principais transtornos de ansiedade são: Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtornos Fóbicos, Transtorno do Pânico, Ansiedade Generalizada, Transtorno Misto Ansioso Depressivo e Estresse Pós-Traumático.

Janeiro Branco

A campanha sem fins lucrativos convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas e sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos.

Além disso, o Janeiro Branco sensibiliza a mídia, as instituições sociais, públicas e privadas para o tema.

O psicólogo Leonardo Abrahão, de Minas Gerais, idealizou o Janeiro Branco em novembro de 2013, enquanto projetava seus desejos e expectativas em relação a 2014.

Programação Janeiro Branco

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sudeste

Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte