PREFEITURA DE SÃO PAULO

Castanhas e nozes são oleaginosas da safra de novembro fáceis de encontrar

Oleaginosas possuem diversos benefícios para saúde quando consumidas em equilíbrio

26/11/2021 10h30

Caracterizadas por sementes com casca que possuem alto teor de gordura boa, as oleaginosas são capazes de proporcionar energia para o corpo, além de serem fontes de vitaminas e minerais que colaboram para o bom funcionamento do organismo. Elas também são ricas em fibras.

Quando consumidas adequadamente, com hábitos alimentares equilibrados, as oleaginosas podem trazer diversos benefícios para a saúde, podendo inclusive auxiliar na perda de peso, sendo ideais para o lanchinho da tarde. Quando ingeridas em conjunto com a prática de atividade física, elas ajudam na obtenção de massa muscular.

 Em uma bandeja de madeira há diversos tipos de sementes oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas.

Castanhas fazem parte das oleaginoses presentes na safra de novembro (Foto: Divulgação)

O recomendado é evitar aquelas oleaginosas que contém adição de açúcar ou sal. Isso reduz o valor nutricional da semente e aumenta o seu valor calórico. A melhor forma de consumo é pura, torradas ou in natura. As castanhas e sementes garantem crocância e nutrientes extras a uma salada de frutas ou de verduras e ainda incrementam preparações quentes.

LEIA TAMBÉM: Abobrinha, berinjela e pepino são alguns dos legumes do mês de novembro

A safra de novembro conta com as castanhas, oleaginosas ótimas para o coração, pois possuem antioxidantes, selênio e vitamina E, que ajudam a diminuir o mau colesterol. Já a arginina e o resveratrol, presentes na castanha, melhoram a circulação sanguínea.

As sementes que podem ser encontradas em abundância na safra de novembro são:

• Amêndoa
• Avelã
• Castanha nacional, de caju ou do Pará
• Nozes.

Os alimentos da safra são mais saudáveis e baratos, porque necessitam de menos aditivos e crescem em maior abundância. Aproveitar a época, além de economizar, proporciona a chance de consumir alimentos que não costumam fazer parte da alimentação de todo dia.