Dia Mundial dos Animais terá benção e vacinação antirrábica na Cosap

Cães e gatos poderão ser vacinados contra raiva pelo sistema drive-thru na região de Santana, zona norte da capital, na próxima segunda-feira (4)

Um evento comemoração ao Dia Mundial dos Animais, com vacinação antirrábica e benção aos pets será realizado na próxima segunda-feira (4) pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na programação, uma missa será celebrada às 10h, mas, devido à pandemia de Covid-19, participarão apenas funcionários e voluntários da Cosap e da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ).

Às 11h, será concedida benção aos animais alojados na Cosap e, a distância, aos cães e gatos dos cidadãos, que podem enviar fotos de seus pets por meio das redes sociais da SMS. Para isso, basta postar em sua própria rede social com a hashtag #DiaDosAnimaisCosap.

LEIA TAMBÉM: Jogos interativos da Cosap ensinam crianças sobre cuidados com os animais

Entre 11h30 e 13h haverá benção e aplicação de vacinas antirrábicas pela DVZ em sistema de drive-thru em frente à Cosap, localizada em Santana, na zona norte da capital. Não é necessário apresentar nenhum documento nem pagar qualquer taxa. A SMS ressalta que medidas e protocolos de segurança contra a Covid-19, como uso de máscaras, higienização frequente das mãos e distanciamento físico, deverão ser respeitados.

Há dois gatos na imagem, um laranja e outro preto. Eles estão deitados em cima de uma almofada com forro azul e branco com detalhes geométricos. Ao fundo há uma parede com azulejo bege e branco de quadradinhos.

Cães e gatos estão entre os animais disponíveis para adoção na Cosap (Foto: Alexandre Moreira/SMS)

Semana especial de adoção
Além disso, entre os dias 5 e 8, a Cosap vai promover uma semana especial de adoção. Em razão da pandemia de Covid-19, desde o ano passado, é possível dar início ao processo de forma virtual, pelo Portal 156, da Prefeitura de São Paulo.

Atualmente, a Cosap tem 229 animais disponíveis para adoção (138 cães, 84 gatos, cinco cavalos e dois porcos). Desde 20 de março de 2020, a visitação ao Centro Municipal de Adoção está suspensa, em cumprimento aos protocolos sanitários impostos pela Covid-19, mas os munícipes podem acessar a lista com fotos dos animais na página da Cosap.

Na imagem há um cachorro de pelo amarelo deitado na grama verde. Ele está virado de lado com a língua para fora. Ao fundo há um pneu vermelho e um brinquedo azul.

Semana especial de adoção na Cosap será nos dias 5 e 8 de outubro (Foto: Alexandre Moreira/SMS)

O candidato deverá preencher um formulário online descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar. A equipe da Cosap vai avaliar as informações, com o objetivo de reduzir as chances de devolução dos animais. Se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo continua com o agendamento da visita para que o futuro tutor possa conhecer o pet e levá-lo para casa.

Para a adoção, é necessário apresentar o Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do tutor, comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 26,50.

Serviço:
Benção e vacinação antirrábica em comemoração ao Dia Mundial dos Animais

Data: 4 de outubro, segunda-feira
Programação:
10h - Missa (restrita a funcionários e voluntários)
11h - Benção aos animais alojados na Cosap e à distância aos pets de munícipes
11h30 às 13h - Benção e vacinação antirrábica pela DVZ em sistema drive-thru
Local: Rua Santa Eulália, 86, Santana - São Paulo, SP