PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prêmio "Gente que Faz a Diferença" reconhece trabalhos desenvolvidos nos serviços de saúde do município

Experiências que deram certo nas diferentes regiões poderão ser replicadas em toda a cidade

25/10/2019 18h34

 

#PraCegoVer: Na imagem, funcionários da saúde em comemoração ao prêmio "Gente que faz a diferença" todos estão em pé e sorrindo.

Funcionários da Saúde no prêmio "Gente que faz a Diferença"

Fotos: Jonathan Muniz

Como parte das atividades do Dia do Servidor Público, comemorado na segunda-feira (28), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da área de Gestão de Pessoas, realizou na manhã desta sexta-feira (25), no Teatro Caetano de Campos, região central de São Paulo, o segundo Seminário Profissionais do SUS. A ação premiou seis relatos de experiências exitosas e homenageou seis servidores em exercício ou aposentados indicados pelos companheiros de trabalho pelos relevantes serviços prestados na administração municipal da saúde.

Todos os 191 trabalhos inscritos foram avaliados, em duas etapas, pela Comissão Julgadora. Na primeira etapa, as avaliações foram realizadas pelos representantes das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), dessa fase saíram os finalistas. Os aprovados nesse processo passaram para a fase seguinte, de onde saíram os vencedores.

A coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS, Jane Abrahão Marinho defendeu a valorização e o reconhecimento dos profissionais. “Faz a diferença no atendimento ao nosso munícipe e fortalece cada vez mais o Sistema Único de Saúde, que é extremamente valorizado na cidade de São Paulo.”

Para os próximos anos, a expectativa é que de aumento no número de inscrições na premiação e os trabalhos apresentados nesta edição poderão ser conhecidos por todas as áreas para que possam ser replicados em toda a cidade.

A abertura do seminário ficou por conta da banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com um repertório que teve Trem das Onze, do Demônios da Garoa e sucessos de Zeca Pagodinho e Pharrel Willians.


Naa mesa de abertura, além da coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS, Jane Abrahão Marinho, estiveram a coordenadora do Programa DST/AIS, Maria Cristina Abatte e a representante da Atenção Básica, Jeniffer Caroline de Melo Turi Cancherine.


Há 30 anos serviço público, a coordenadora do Programa DST/Aids, Cristina Abatte destacou a importância do trabalho em equipe e o afeto nas relações no dia a dia. “Atuamos numa cidade com grande diversidade e temos em São Paulo, o melhor SUS do Brasil. O que faz o nosso SUS ser diferente é o compromisso dos profissionais com os usuários do Sistema.”


Foram feitas duas homenagens póstumas no evento. Uma ao coordenador da CRS Norte, doutor José Mauro Del Roio Correa e outra ao fundador e superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), doutor Fernando Proença de Gouvea.


Os Doutores da Alegria trouxeram para o evento um clima descontraído, que motivou aplausos e risos da plateia. O empreendedor social e fundador do grupo, Wellington Nogueira falou sobre o tema “Você é o autor da sua história”, na qual abordou a necessidade da conexão com o lado positivo da vida em qualquer situação, sobretudo nos leitos hospitalares, e no resgate do orgulho em ser servidor público.


A profissional do setor de Concurso Público da SMS, Ivete Santos valoriza a troca de experiência nesses eventos. “É bom a gente encontrar com os servidores que trabalham nas regiões mais distantes e poder compartilhar as experiências.”


Agente Comunitária de Saúde, Andreza Aparecida, da UBS São Carlos, na região de Cidade Ademar, concorda. “O Seminário SUS contribuiu para descobrirmos novas práticas que estão sendo disseminadas na rede de saúde da capital.”

Confira as ações premiadas

CRS Leste
Projeto Centro de Apoio à Lactação (Cenalac) na rede municipal de saúde paulistana – UBS CDHU Palanque

CRS Oeste
Grupo de Apoio Psicológico (GAP) na Atenção Básica: perpassado e moldado pelo feminino – UBS Parque da Lapa (Associação Saúde da Família)

CRS Sudeste
O Experimento do grupo ROLÊ como forma de integração social e atividade terapêutica – CAPS AD II Mooca

CRS Sul
Implantação do Atendimento Não Presencial em Sete Equipes da Estratégia Saúde da Família – UBS Jardim Olinda (IRS Albert Einstein)

CRS Norte
Projeto Pequenos Heróis – Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria

CRS Centro
Ônibus com atendimento odontológico para pessoas em situação de rua – Equipes do Consultório na Rua (CnR) em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BomPar)

Confira os homenageados


CRS Centro
Silvia Carvalho de Campos Sanches, indicada por Eloise Melina Duarte

CRS Norte
Antonio Alves de Freitas Neto, indicado por Luciane Vieira Mendes

CRS Sudeste
Katharina Nelly Tobos Melnikopff, indicada por Sulei Queiroz Roxo

CRS Sul
Deonice da Silva Campodônio, indicada por Sonia Maria Rodrigues

CRS Oeste
Ana Lúcia Garcia Piovesan, indicada por Kátia Eliana Baptista de Novaes

CRS Leste
Ana Maria Koyama Rabaçal, indicada por Rosangela Menezes Herbas

 

Saiba mais:
Saúde Municipal promove Seminário em comemoração ao Dia do Servidor