Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quarta-feira, 3 de Outubro de 2018 | Horário: 16:09

Coordenadoria de Saúde Sul organiza segunda edição do Outubro Rosa na região

Evento é gratuito e acontece nesta quinta-feira (4) dentro do CEU Campo Limpo

Dados do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar (Inca), órgão do Ministério da Saúde responsável por apoiar as ações nacionais para a prevenção e o controle do câncer no país, apontam que, por ano, cerca de 60 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama no Brasil, sendo que destes, 12 mil casos evoluem para óbito e o principal fator de morte ainda é o diagnóstico tardio.

Para ajudar a reverter esse cenário, nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, das 9h às 14h, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul promove, dentro do CEU Campo Limpo, a segunda edição do ‘Outubro Rosa da Sul’ com o intuito de sensibilizar a população, principalmente a feminina, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“O câncer tem cura e chamaremos atenção para a importância do diagnóstico precoce, pois quando diagnosticado no início, a doença apresenta até 90% de chance de cura”, afirma Sandra Sabino, coordenadora de saúde da região Sul.

Com o compromisso de incentivar e facilitar o acesso à informação e esclarecer as dúvidas da comunidade sobre o tema, o evento terá várias atrações: orientações sobre prevenção do câncer de mama e do colo uterino, além disto, o público também vai poder manusear, apalpar e sentir as estruturas de moldes de mamas para que possa aprender na prática a fazer o autoexame e identificar a consistência de nódulos. A ONG Mamas do Amor e o Instituto Amor em Mechas irão divulgar o trabalho que realizam com pacientes que estão ou já passaram pelo tratamento e precisam de apoio para resgatar a autoestima.

Cuidado integral com a saúde

Além de falar sobre o câncer de mama, outros assuntos serão abordados, como por exemplo, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O Trailler do Programa Municipal de DST/AIDS (PM DST/AIDS) estará presente no evento ofertando testagem de HIV/sífilis.

Os temas Violência Doméstica e a participação da mulher na sociedade serão abordados por meio de rodas de conversa e pela exposição “Corpos das Penhas”, do Centro de Defesa e Convivência da Mulher -Mulheres Vivas.

Já o Instituto de Responsabilidade Social CEJAM (com apoio dos alunos da Escola de Saúde CEJAM) realizará aferição de pressão arterial e teste rápido de glicemia capilar.
Os profissionais das cinco Supervisões Técnicas de Saúde (Campo Limpo, Capela do Socorro, M’boi Mirim, Cidade Ademar/Santo Amaro e Parelheiros) e das Organizações Sociais de Saúde (OSS) que atuam na Zona Sul - Associação Saúde da Família (ASF), Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" - CEJAM, Associação Comunitária Monte Azul, Associação Congregação de Santa Catarina e Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein -, estarão presentes e promoverão atividades focadas no bem-estar físico e mental, ofertando atividades físicas, terapias alternativas (auriculoterapia ) e vivências em tai chi pai lin, lian gong, yoga, entre outros.

Programação das Unidades

Além disto, ao longo de todo mês as unidades de saúde de Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Santo Amaro, M’boi Mirim e Parelheiros - que fazem parte da área de abrangência da CRS Sul -, também irão promover localmente atividades de promoção e prevenção para a comunidade.

Confira a programação da CRS- SUL durante o mês de outubro.

Outubro Rosa

A campanha mundial nasceu em 1990, com a realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque. Mas somente em 1997 foram elaboradas iniciativas voltadas à prevenção. No Brasil, a primeira ação pública foi realizada em 2002 em São Paulo, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como “Obelisco do Ibirapuera”) foi iluminado na cor rosa pela primeira vez, durante todo o mês de outubro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Vale lembrar que apesar de raro, o câncer de mama também acomete os homens, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Serviço:

2ª edição do ‘Outubro Rosa da Sul’
Dia: 04/10 (quinta-feira), das 9h às 14h.
Local: CEU Campo Limpo (Endereço: Avenida Carlos Lacerda, 678 – Pirajussara).
 

collections
Galeria de imagens