PREFEITURA DE SÃO PAULO

Na Semana Mundial da Alimentação, conheça receitas saudáveis

Nutricionista da SMS e personal chef visitam Mercado Central para mostrar como preparar alimentos com menos sal

16/10/2014 18h41

Personal chef Adson Rebouças demonstrou como fazer as receitas com menos sal. Preparou hambúrguer caseiro saudável, requeijão de ricota e sal de ervas

Por Keyla Santos
Foto Edson Hatakeyama

“Alimentação saudável promove o bem-estar físico das pessoas”. Com este lema, Rita Helena Bueno Pinheiro, coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orientou a população durante a oficina de Consumo Consciente do Sal realizada, nesta quinta-feira (16/10), no Mercado Central. A orientação fez parte das atividades da Semana Mundial de Alimentação. A programação foi organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Desenvolvimento.

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quinta-feira, cujo tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é “Agricultura Familiar – Alimentar o mundo, cuidar do planeta”, o personal chef Adson Rebouças demonstrou como fazer as receitas com menos sal. Preparou hambúrguer caseiro saudável, requeijão de ricota e sal de ervas. Os munícipes que participaram da oficina experimentaram os alimentos e aprovaram o sabor. Confira as receitas aqui.

Para a agricultora Sebastiana Helena de Farias, de 63 anos, alimentação saudável representa saúde. Há 30 anos ela adotou uma alimentação pobre em sal e açúcar. “Nosso organismo fica desintoxicado e as doenças não nos atingem. Nesta oficina aprendi a usar as ervas finas em substituição ao sal”, disse.

Depois que passou a adotar uma alimentação balanceada, Sebastiana percebeu uma melhora no funcionamento do intestino, consegue manter a pressão arterial controlada e agora precisa apenas reduzir o colesterol ruim do sangue.

A oficina também foi esclarecedora para a assistente financeira Silvia Regina Fadelli Dansiguer, de 33 anos. Ela costuma usar muito sal no preparo dos alimentos, inclusive quando não é necessário. “Aprendi a importância de ingerir comida mais saudável. Com a redução do sal posso ter uma vida mais saudável. Eu gosto de sal. Inclusive quando vou chupar laranja, coloco sal. Mas percebi que tenho opções de ter uma vida melhor e viver mais”, afirmou.

“Aprendi a fazer o sal de ervas e vou aderir no meu dia a dia. Não consumo muito sal para evitar a retenção de líquido, mas meu marido gosta muito desse tempero. Já vou fazer assim que chegar a casa”, disse a estudante Vonildes Silva Rebouças, de 54 anos. Segundo ela, o sal de ervas ensinado durante a oficina é muito gostoso e não altera o sabor do alimento. “O hambúrguer feito pelo chef ficou uma delícia, assim como o requeijão de ricota. Ficou tudo muito saboroso”, acrescentou.