Anomalias congênitas no município de São Paulo

O NSINASC - Núcleo de Informação sobre Nascidos Vivos, no município de São Paulo desenvolve ações de educação permanente voltadas ao aprimoramento do diagnóstico das anomalias congênitas, seu registro na Declaração de Nascido Vivo e no SINASC, em parceria com o Centro de Genética Médica da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, desde 2005.

Instrumentos para facilitar o diagnóstico e codificação das anomalias congênitas pelos profissionais dos hospitais:

- Manual de Anomalias Congênitas – publicação desenvolvida pelo NSINASC - Núcleo de Informação sobre Nascidos Vivos em parceria com o Centro de Genética Médica da UNIFESP, como instrumento de consulta para auxiliar na descrição do diagnóstico e registro das anomalias congênitas na Declaração de Nascido Vivo:

  • Agosto 2017 (2ª edição disponível para leitura com QR-Code)

  • Outubro 2012 (2ª edição – revisada e ampliada)

- Atlas de Anomalias Congênitas - Site desenvolvido pelo Estudo Colaborativo Latino Americano de Malformações Congênitas – ECLAMC, para auxiliar no diagnóstico das anomalias congênitas. Permite pesquisa por nome, região do corpo ou código da CID-10. Disponível em português, espanhol e inglês.

- Orientações para notificação no SINASC municipal de São Paulo dos nascidos vivos com diagnóstico de Microcefalia

Informações sobre anomalias congênitas no município de São Paulo

O trabalho de capacitação e monitoramento contínuos realizado desde 2005 trouxe mudanças positivas para a base de dados do SINASC, observando-se declínio das informações ignoradas ou ausentes e aumento da notificação de casos anomalias congênitas, conforme mostra a Figura 1.

O aperfeiçoamento dessas informações tem possibilitado a construção de um perfil epidemiológico mais próximo do real e contribuído para a elaboração de políticas públicas voltadas à assistência no âmbito da atenção básica, serviços de reabilitação e orientação genética.

Figura 1 - Proporção de nascidos vivos de acordo com presença de anomalia ou diagnóstico ignorado, de partos ocorridos no município de São Paulo, 2001 a 2018*



* Primeiro semestre de 2018
Fonte: SINASC/ CEINFO/SMS-SP, 2018 

O SINASC disponibiliza no Tabnet algumas informações sobre anomalias congênitas no município de São Paulo.

Publicações:

Links de interesse: