Fórum de Gestão de Pessoas teve a "Comunicação Não Violenta" como tema

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP - SMS promoveu no dia 14 deste mês, mais um encontro do Fórum de Gestão de Pessoas, que tem como objetivo promover um espaço de discussão e reflexão acerca da organização do trabalho, bem como a construção de estratégias para enfrentar os desafios na gestão de pessoas.

O Fórum ocorreu no espaço multiuso da sede da Secretaria Municipal de Saúde e teve como convidados os gestores de recursos humanos das Coordenadorias Regionais de Saúde, das Autarquias, das Escolas Regionais de Saúde e das Organizações de Saúde Parceiras.

Nessa edição o tema abordado foi Comunicação Não Violenta, e foi conduzido pela palestrante convidada Kátia Cappucci, psicóloga e Psicanalista com especialização em Saúde Mental e Interlocutora da área Técnica de Violência da STS Santana/Jaçanã. O tema foi uma complementação do Fórum anterior que discutiu Mediação de Conflitos.

 

Público sentado olhando a palestrante no salão multiuso da sede da Secretaria Municipal da Saúde.

O evento teve início com a palestrante introduzindo o tema e, explicando que atitudes como julgamentos precipitados, agressões verbais, não escuta do outro e discriminações, são formas de se produzir uma comunicação violenta e é a origem da maioria dos conflitos que vivenciamos. Para evitarmos isso é necessário se colocar no lugar do próximo, escutá-lo e tentar compreendê-lo, sendo de fundamental importância a empatia e a compaixão.

Foto em preto e branco com a diretora de gestão de pessoas, Jane Abrahaao Marinho, fazendo a fala de abertura do fórum

 

Segundo a teoria da Comunicação Não Violenta, se houver transformações em 04 elementos básicos, alcançamos um modelo de comunicação sem opressão e violência. São eles: a observação, os sentimentos, as necessidades e os pedidos, que não devem ser transformados em exigências ou ameaças.

A comunicação não violenta, conceito criado pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, “busca a pacificação de uma guerra cotidiana, que se expressa na impossibilidade de nos conectarmos com compaixão e empatia”, comenta a Psicóloga.

A palestrante finaliza sua apresentação ressaltando que o objetivo maior da CNV é resgatar o que há de mais genuíno nas pessoas: suas emoções, valores e a capacidade de se expressarem com honestidade, ajudando aos outros com real empatia.

 

 

Fotos: Jonathan Muniz