Conheça o Sistema de Atendimento aos Profissionais da Saúde - SAPS

Ferramenta estratégica de gerenciamento dos atendimentos aos aposentados e ex-servidores

 

O Núcleo de Atendimento aos Aposentados (NAPS-DQVT-COGEP-SMS) é um órgão que tem como objetivo realizar um atendimento humanizado aos servidores aposentados e ex-servidores da Secretaria Municipal de Saúde, sempre zelando pela qualidade e eficiência em seus serviços. Ele é um setor da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho que realiza o recadastramento de servidores, a antecipação do 13º salário, a emissão de carta de exigência, certidões, declarações, reativação de processos, revisão e títulos de aposentadoria.

SAPS (Sistema de Atendimento aos Profissionais da Saúde) é um aplicativo desenvolvido pela Divisão de Informação de Gestão de Pessoas (DIGEP-COGEP-SMS) com o intuito de gerenciar as informações de atendimento aos ex-servidores e aposentados da Secretaria Municipal da Saúde, dando mais agilidade e qualidade aos serviços prestados pelo NAPS, que utiliza o sistema desde julho de 2014.

Por meio do sistema, é possível registrar todas as ações de atendimento, as solicitações, os dados dos solicitantes, o histórico das ações tomadas organizado por data, tipos de serviço e atendente. O SAPS é formado por 14 telas de gerenciamento dos atendentes, serviços, atendimentos, profissionais, observações, geração de relatórios e gráficos, painel de atendimentos, mesas de atendimento, etc.

Como resultado é possível à criação de vários tipos de relatórios com agrupamentos de informações por atendente, tipo de serviço e por período, podendo-se escolher a forma de apresentação do quantitativo, que se daria em barra, circular, estatístico, pizza ou em formato de linhas.

Nesse mês entrou em funcionamento o SAPS 2.0, sua nova versão, na qual foi incluída a funcionalidade de painel e mesa de atendimento, o que permite aos atendentes fazerem as chamadas do público diretamente de seus computadores, respeitando a ordem de chegada.

A eficiência do SAPS pode ser demonstrada em números extraídos dos seus próprios relatórios. O sistema possui 37 serviços ativos com mais de 86 mil atendimentos. Os serviços mais solicitados são: o recadastramento (29.043 atendimentos), solicitação de senha para acessar o holerite eletrônico (13.431 atendimentos), recadastramento via formulário (8.313 atendimentos) e esclarecimentos (4.480 atendimentos, sendo 3.460 via telefone).


 

 

Tela inicial do sistema

#Paracegover Imagem da tela inicial do sistema. Ao centro da imagem está o logotipo do NAPS representado por quatro desenhos representando pessoas. Cada desenho está em forma de v com um círculo em cima. As quatro figuras estão formando um círculo.

 

Tela do registro do atendimento

#Paracegover Imagem da tela de registro de atendimento. Na parte de cima da tela tem o espaço para preencher o nome, abaixo um espaço para RF ou CPF.

 

Gráfico de atendimentos gerado pelo sistema 

#Paracegover Imagem da tela de relatórios com um gráfico de linhas

 

#Paracegover Imagem do painel de atendimento. Na parte de cima está escrito Painel de Atendimento. Abaixo está o número 16 exemplificando o número de atendimento, e a mesa 8, que indica a mesa a qual a pessoa deve se dirigir. No lado direito estão os números das chamadas anteriores.

 

#Paracegover Imagem da tela de chamada no computador do atendente. Na parte de cima está escrito Mesa 1, que indica a mesa a qual está o atendente, abaixo está um botão com a palavra próximo.