Curso “Excelência no Atendimento ao Cidadão”, promovido pela CRS Sul, busca aperfeiçoar serviço ofertado ao idoso

Texto por: Tatiana Ferreira da Silva

Com o intuito de aprimorar o atendimento ofertado na rede municipal de saúde e permitir uma melhor compreensão sobre a realidade dos idosos que vivem na cidade, em especial na zona sul, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul, por meio do seu Desenvolvimento, realizou no dia 17 de maio, na Escola Municipal de Saúde (EMS) Regional Sul, a Capacitação Excelência no Atendimento ao Cidadão - EAC.

A capacitação foi direcionada para os profissionais da rede local – servidores públicos (AGPP e Agentes de Apoio) que atuam como atendentes ao público interno ou externo nas unidades da PMSP e que estejam elegíveis para a verba GAP – para que eles pudessem vivenciar, por meio do “Laboratório dos Sentidos”, as dificuldades que os idosos encontram no dia a dia, tais como, limitação no paladar e dificuldades motoras, no caminhar, andar e superar obstáculos, entre outros.

Ana Paula Lima Orlando, interlocutora da área técnica Saúde da Pessoa Idosa, explica: “É muito importante esse curso agora, neste momento que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está ampliando e, principalmente, qualificando seu atendimento à pessoa idosa. Todas as pessoas que trabalham na assistência das unidades têm que saber quais as dificuldades que o idoso passa para chegar à unidade e saber como esse atendimento deve ser, então juntamente com o EAC e as equipes EASPI, que estão sendo implantadas agora, vão poder direcionar melhor e ampliar o atendimento da pessoa idosa, com a qualidade que essa pessoa necessita”.

 

METODOLOGIA

Edir Daher Haddad Marques, uma das responsáveis pelo curso, conta que todos os anos temos que fazer uma atualização para os servidores que trabalham na recepção dentro do “Excelência no Atendimento ao Cidadão (EAC)”, então cada ano é trabalhado um tema diferente - já abordamos as temáticas LGBT, pessoa com deficiência, imigrantes -, e esse ano, por conta da ‘Cidade Amiga do Idoso’, CRS Sul resolveu fazer a atualização com o tema Idoso, possibilizando sensibilizar os profissionais para que possam oferecer esse atendimento mais humanizado na ponta.

Para atingir o objetivo, além de ser permeado por debates e reflexões sobre o tema, os organizadores do encontro propuseram uma metodologia baseada na participação ativa dos participantes. “A ideia foi que eles sentissem as dificuldades que esse idoso passa, as barreiras geográficas para chegar à unidade dele, quando ele demora para assinar ou preencher uma ficha, tem dificuldade na escrita, já não tem paladar ou olfato, não consegue subir escadas ou até mesmo tem dificuldade com a rampa. A gente trouxe essas oficinas para que o pessoal que atua nas recepções passasse por todas essas salas dos sentidos e sentisse a dificuldade do idoso, se colocasse no lugar dele, para poder ter um pouco mais de empatia na recepção”, explicou Edir.

As servidoras que participaram do curso, Andrea Juarez de Almeida e Marisa Camargo Maturana, aprovaram a metodologia.

“A primeira atividade, que era escrever o seu nome com uma luva de cozinha na mão, isso dificulta muito, pensando no idoso, ele passa por essa dificuldade também no seu dia a dia, por questões de limitação que vem com a idade. Acho que o objetivo principal foi alcançado, que foi nos sensibilizar em relação às dificuldades de vida diária do idoso”, afirmou Andrea.

Marisa completou “a gente vai ter outro olhar para essas pessoas, pois antes a gente até via, mas não entendia as dificuldades. Esse curso está dando essa nova visão de como posso lidar com isso, com mais experiência. Existe outra forma de atender. As pessoas são diferentes e com a idade fica um pouco mais difícil, mas vamos ajudar muita gente”. 

 

Confira o vídeo e as fotos da capacitação preparada e realizada pelas equipes de Gestão de Pessoas/CRS Sul e EMS Sul:

Album de fotos: https://www.facebook.com/1148811401798859/photos/?tab=album&album_id=2702738576406126