Mês Verde

Evento sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é realizado na sede da SMS

Abril Verde é a campanha que visa à conscientização da população sobre a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Com intuito de levar a campanha também aos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde, a Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT-COGEP-SMS) realizou o Mês Verde. Evento que ocorreu no espaço multiuso da SMS e levou aos participantes discussões sobre o tema.

O evento abriu com uma palestra sobre a atividade corporal realizada pelo facilitador Fernando Aparecido da Silva (COGEP/CRS-Centro), que explicou como a atividade física influencia em todos os aspectos de nossas vidas, inclusive no ambiente de trabalho. Ele ainda passou para os participantes uma prática integrativa seguida de uma meditação ativa.

Em uma roda de conversa, mediada por Gean Matias Bezerra (DQVT-COGEP-SMS), a facilitadora Maria do Socorro A. de Araújo (COGESS/SG) discorreu sobre a importância da CIPA no ambiente de trabalho. Foram discutidas também “Saúde Mental no ambiente de trabalho”, pelos profissionais da Área Técnica de Saúde Mental (CA/CAS/SMS) e “vigilância em Saúde no Ambiente de Trabalho” pela equipe da DVISAT-Saúde do Trabalhador (COVISA/SMS).

Em 28 de abril de 1969, em uma mina na cidade de Farmington, no estado da Virgínia, EUA, 78 trabalhadores foram mortos em uma explosão que foi considerada um dos maiores acidentes de trabalho da história. Essa data ficou conhecida como O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e foi instituída por iniciativa dos sindicatos canadenses. Levando em consideração também o sete de abril como o dia mundial da saúde, Abril foi definido como o mês para conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

#Paracegover Foto frontal: No centro da imagem, se encontra o palestrante de camisa azul que está de costas para a foto ensinando a atividade para os participantes. que estão em pé na frente do palestrante formando um semicírculo em volta dele

 #Paracegover O foco da imagem é uma dupla que está em pé, um de frente para o outro, realizando uma atividade interativa. Outras duplas estão espalhadas pelo espaço multiuso onde está sendo realizado o evento.

#Paracegover No canto direito da imagem, está o palestrante em pé. Os participantes do evento estão sentados assistindo à palestra.

#Paracegover Na imagem estão 4 pessoas sentadas. Na direita, o mediador do evento, Gean, a sua esquerda estão os profissionais que participam da roda de conversa.