Arteterapia é tema do último encontro do Programa Preparar

Texto por Elton Cristino Leal

A primeira turma do Programa Preparar 2019 foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde pela Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da COGEP-SMS, e sua programação trouxe um conteúdo diversificado e interessante para os participantes. No dia 14 de março, no espaço multiuso da SMS, no último encontro do evento, foi preparada uma oficina de arteterapia para ajudar os servidores a serem capazes de expressar melhor os seus sentimentos e suas emoções e também a explorar a criatividade, além de conhecerem os diversos benefícios que ela pode trazer.

A facilitadora Sandra Coelho Teixeira, assistente social especialista em arteterapia, apresentou os conceitos da arteterapia, conversou sobre seus benefícios, além de introduzir as pessoas no universo da arte.

Foram realizadas diversas atividades com os participantes, de leituras dramatizadas a criações de pequenas lanternas no final do evento para levarem como recordação.

A arteterapia ajuda as pessoas a expressarem suas emoções, tornando as capazes de lidar com os sentimentos que estão reprimidos. Ela ainda aumenta a autoestima, melhora a confiança, a concentração e a comunicação; diminui o estresse e a ansiedade e ainda trabalha a imaginação e a criatividade de cada um. Além desses benefícios, a arteterapia traz uma experiência que as pessoas podem carregar por toda vida.

 

 

 

 

Fotos por Elton Cristino Leal