Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde - Qualihosp

Em março, nos dias 19, 20 e 21, aconteceu o 20º Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde – QUALIHOSP. Importante evento promovido pela FGV Saúde (Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP) que tem como objetivo “contribuir para o debate, intercâmbio de experiência e também para a divulgação da produção técnica e científica”, além de premiar projetos relacionados à Avaliação e Qualidade do Cuidado, Educação e Gestão de Saúde.

A COGEP foi selecionada e concorreu à premiação do QUALIHOSP com o Sistema de Dimensionamento de Pessoal (SISDIM), que tem como objetivo atualizar periodicamente as informações que servem como base para a estruturação do quadro de pessoal dos estabelecimentos da administração da Secretaria Municipal da Saúde.
 
Para ser inscrito, o projeto precisou se enquadrar em um dos três eixos definidos pelo evento, a saber: Avaliação e Qualidade do Cuidado, Educação e Gestão de Saúde. O Sistema da COGEP faz parte desse último.
Concorreram também à premiação mais quatro projetos da Secretaria Municipal de Saúde. A CRS-Sul concorreu com o projeto de Avaliação Do Processo Regulatório Das Doenças Ginecológicas na Coordenadoria Regional De Saúde Sul ]

Do Município De São Paulo - Proposta De Protocolo Clínico e De Regulação Para Estratégia De Saúde Da Família.
A COVISA apresentou o projeto de Notificação de surtos de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) para a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo: Um estudo descritivo das notificações no ano de 2017.

O Hospital Vila Nova Cachoeirinha está com dois projetos: o primeiro, Estruturação De Polo De Capacitação Em Simulação Realística (Inovação Na Rede Pública De Saúde Do Município De São Paulo); o segundo, O Que Importa Para Você? Uma Campanha Sobre O Cuidado Centrado Na Pessoa Numa Maternidade Pública Na Cidade De São Paulo.



O QUALIHOSP 2019 tem como participantes integrantes de instituições públicas e privadas e trouxe para esse ano o tema “To err is human: 20 anos em ação”. A proposta foi debater os acontecimentos brasileiros e internacionais dos últimos 20 anos, e conhecer o que está sendo realizado para melhorar a qualidade e segurança do paciente.
No primeiro dia do evento, foram realizados cursos pré-congresso. No dia 21 foram duas mesas redondas: uma internacional e uma nacional. O tema da primeira foi o Panorama Internacional: o que aconteceu nestes 20 anos e como estamos construindo o futuro? A segunda abordou a Qualidade e Segurança do Paciente no Brasil: História, Cenário atual e Estratégias para o Futuro.

A mesa redonda internacional contou com a mediadora Laura Schiesari (FGV saúde) e como palestrantes: Ezequiel García Elorrio (Instituto de Efectividad Clínica y Sanit), Jorge Torgal (Universidade Nova de Lisboa) e Margareth Crisóstomo Portela (Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz).

No último dia foram feitas as premiações e uma mesa redonda como encerremento falou sobre a Cultura da Qualidade para Além do Discurso: O Desafio da mudança que não está escrito nos manuais.