Novembro Azul

COGEP prepara atividades com o objetivo de chamar a atenção dos servidores para Campanha Novembro Azul

No mês de novembro, a COGEP preparou atividades com o objetivo de chamar a atenção dos servidores para Campanha Novembro Azul. A sede da SMS foi decorada com balões azuis e o “Dr. Ziriguidum Telecoteco de Esquindo Lelê” visitou os departamentos para divertir e conversar com os servidores sobre a saúde do homem, principalmente sobre a prevenção do câncer de próstata. No espaço multiuso, no dia 07 de novembro, o especialista em Educação Financeira Edward Cláudio Júnior palestrou para os servidores sobre Educação Financeira, Empreendedorismo e Gestão Pública.

Essas ações fazem parte do programa Saúde Mais Colorida, projeto realizado pela COGEP com intuito de promover, por meio lúdico, os temas da saúde vinculados à cor de cada mês.


O Novembro Azul é uma campanha que tem o objetivo de conscientizar sobre a saúde do homem, alertando principalmente para a prevenção do câncer de próstata.


O câncer de próstata é o segundo caso de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas ao câncer de pele.


O maior fator de risco é a idade avançada. Nove em dez casos diagnosticados são em homens com mais de 55 anos de idade. Outros fatores de risco são o histórico familiar (quando pai ou irmão tiveram a doença antes dos 60 anos), o sobrepeso e a obesidade (http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/cartilha_cancer_prostata_2017_final_WEB.pdf) p.7

Não há segredos na prevenção. Adotar hábitos saudáveis diminui o risco do câncer e também de outras doenças. 


Para mais informações acesse a cartilha do INCA sobre o câncer de próstata, disponível em: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/comunicacao/cartilha_cancer_prostata_2017_final_WEB.pdf