Comemoração do Dia do Servidor

Evento foi comemorado no dia 30 de outubro, em formato de sarau

 

Com o objetivo de celebrar o Dia do Servidor Público, a Divisão de Desenvolvimento de Carreiras e Qualidade de Vida no Trabalho, do Departamento de Educação em Saúde da COGEP/SMS, realizou o “CAFÉ com SARAU”, que aconteceu no último dia 30/10, para que tivéssemos um momento de leveza e descontração.


O evento contou com a presença do secretário Adjunto Dr. Mauricio Serpa, a Secretária Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Dra. Sandra Sabino, a Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar Dra. Marilande Marcolin, que foram convidados para compor a mesa de abertura, juntamente com a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Sra. Patricia Pallota.


Com esta proposta, conseguimos descobrir talentos e valorizar ainda mais nossos profissionais sendo um evento regado de arte apresentadas pelos próprios servidores. “É um prazer prestigiar as apresentações dos nossos colegas de trabalho que tanto se dedicam no dia a dia”, relatou a Coordenadora de COGEP. O Secretário Ajunto destacou que “Ser servidor, em sua essência, é aquele que serve ao público, e é motivo de orgulho fazer parte desta equipe”.

 


O evento teve início com um café sendo possível apreciar a exposição de arte e fotos desenvolvidas pelos servidores. As atrações continuaram com apresentações musicais e artísticas.

A coordenadora de gestão de pessoas, Patrícia Pallota, está no centro da imagem falando ao microfone

 

Confira as ações desenvolvidas pelas diversas unidades da Secretaria Municipal da Saúde.

1- SARAU DO SERVIDOR (Conheça um pouco dos servidores que se apresentaram no evento)
2- HSPM
3- HM ALEXANDRE ZAIO
4- HM ALIPIO CORREIA NETTO
5- HM TIDE SETUBAL
6- COSAP
7- SAMU
8- CRS SUL
9- CRS NORTE
10- CRS SUDESTE
11- CRS CENTRO
 

 

SARAU DO SERVIDOR

O evento foi realizado no Teatro da Faculdade de Medicina da USP, onde ocorreram apresentações de música, poesia, contação de história, além de exposições de fotografia, artesanato e desenho.

Encerrando as comemorações do mês dos servidores, com o objetivo de celebrar a data, a COGEP/SMS propôs o “CAFÉ com SARAU”, para proporcionar um momento de leveza e de descontração, regado de artes apresentadas pelos próprios servidores.

 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS:

1ª – LUCAS PEREIRA COUTINHO – COGEP/DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - VIOLINISTA

Lucas iniciou aos estudos do violino com apenas 10 anos de idade, sempre buscou evoluir de maneira autodidata, e aos 21 anos foi convidado para tocar em buffets, acumulando 6 anos na

carreira de eventos, onde já atendeu diversos casamentos, bodas, festas de aniversário, bailes de debutante e formaturas.

Mais recentemente, Lucas buscou se afastar um pouco da música erudita, e se aprofundou em todo tipo de música popular brasileira, com um grande foco no Samba, que irá apresentar agora

Na imagem está LUCAS PEREIRA COUTINHO tocando seu violino

 

 

2ª – EMILIA DE MOURA SILVA ARAÚJO – SERVIDORA DO HM ALEXANDRE ZAIO – MÚSICA GOSPEL

A servidora Emilia de Moura Silva Araújo se apresentou junto com a sua irmã, Ana Maria de Souza Silva, e sua amiga, Tatiana Silva Arakaki.

A trajetória musical delas começou ainda na infância... sempre cantando juntas, formando o Trio Infantil: Gotinhas do Céu.

Na Juventude fizeram parte de dois grupos musicais da Igreja que frequentavam: Grupo Kálamo e Aba Pai, no segundo grupo chegaram a gravar um CD com canções de Autoria de Ricardo Arakaki, esposo de Tatiana.

Com a vinda da vida adulta, cada uma seguiu o seu caminho, com a música sempre presente.

E hoje, estão reunidas novamente para unir as suas vozes e glorificar e honrar a Deus, pela vida, saúde e talentos.

A servidora Emilia de Moura Silva Araújo se apresenta no palco junto com a sua irmã, Ana Maria de Souza Silva, e sua amiga, Tatiana Silva Arakaki.

 

 

3ª CLAUDIA WALLESKA RONAIB SILVA – SERVIDORA DA COVISA/DIVISÃO DE VIGILANCIA E SAÚDE AMBIENTAL - POETISA

Escritora, compositora, mãe do Malik (11 anos) e do Bruk (9 anos), enfermeira, pós graduada em saúde do trabalhador e ecologia humana pela FioCruz, atualmente coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável e Promoção à Saúde na Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (Dvisam) da Coordenadoria de Vigilancia em Saúde (Covisa). Cofundadora do coletivo de escritoras negras "Flores de Baobá" (@floresdebaobaescritoras) e membro do Instituto AfroAmparo e Saúde (@institutoafroamparoesaude). Tem poemas, músicas e contos publicados em 15 coletâneas, sendo sua primeira publicação em 2008. Você pode encontrar suas escritas nas seguintes antologias: “Cadernos Negros” dos volumes: 31, 33, 34, 35, 40, 41, 42 e 43, “Narrativas Pretas", "Nenhuma a Menos”, "Parto Normal", Retratos Pandêmicos", “Preto mel de Chama e Gozo”, “Das Raízes à Colheita” e no livro que está disponível nas bibliotecas municipais intitulado “Escritoras de Cadernos Negros”, além de sites literários diversos ou no Instagram: @claudia_walleska.

 CLAUDIA WALLESKA RONAIB SILVA SEGURA SEU LIVRO E DECLAMA UM DOS SEUS POEMA COM SEU LI

 

 

4ª MARCIA SILVA SANTOS – SERVIDORA DA UVIS SANTO AMARO/CIDADE ADEMAR - SAMBISTA

Conhecida no meio artístico como Márcia Ébano, é cantora e compositora há mais de dez anos, na infância sua primeira experiência com a música foi na igreja onde neste primeiro contato com as melodias e sons, despertou seu desejo pessoal de levar a mensagem de amor e alegria de forma criativa para todas as pessoas. Sua carreira solo teve influência e foi inspirada pelas Divas do Samba como Alcione, Beth Carvalho, Dona Ivone, Clara Nunes dentre outras. Como produtora cultural é idealizadora do projeto “Quintal da Ébano” um verdadeiro encontro da cultura brasileira com a presença de músicos, compositores e grupos musicais de várias regiões regado a muitas histórias, poesias cantadas e grandes sucessos que fizeram parte da história da música popular brasileira, assim como têm em sua memória, as rodas de samba nos encontros familiares para celebrar a vida, nossa história e a Biografia identidade musical do verdadeiro Samba de Raiz!

 

 

 

5ª LEONARDO APARECIDO DA COSTA GASPAROTO

CYNTHIA CAROLINNE MENESES DOS SANTOS

JOSÉ FERREIRA DE AQUINO JUNIOR

KAROLINE ALVES DOS SANTOS

(TODOS SERVIDORES DA UVIS SÉ)- BANDA DE MPB

“Simplesmente vimos uma boa oportunidade que vocês deram aos servidores através deste evento “Café com Sarau” e nisso decidimos juntar talentos e dons que cada servidor da UVIS Sé possui (um sabe tocar, o outro sabe cantar, etc). Cada servidor que compõe essa “banda” possui características e talentos que carregam ao longo dos anos.

Eu, Leonardo, toco na igreja desde meus 14 anos. O José Junior, já tocou em igreja também. Hoje o violão/guitarra para ele é apenas um hobby.

A Karoline e a Cynthia gostam de cantar, mas não possuem histórico de apresentações oficiais, ou seja, cantam mais para lazer e satisfação pessoal.”

Cada um dos integrantes tem história com a música e dessa forma hoje temos essa banda.

 

 

EXPOSIÇÕES

1ª - JULIANA FERREIRA MATIAS BISPO – SERVIDORA DA UVIS ITAIM PAULISTA - Exposição de Gravuras

Tem 41 anos, nasceu em Araxá, Minas Gerais. Formada em Ciências Biológicas e pós graduada em Análises Clínicas. É evangélica, membro da Primeira Igreja Batista no Jardim Camargo Novo. Trabalhou por 6 anos como professora em Escolas Públicas Estaduais. Trabalha na Prefeitura de São Paulo desde setembro de 2007 no cargo de Agente de Combate as Endemias na Unidade de Vigilância em Saúde do Itaim Paulista, onde participa de um grupo de teatro que faz

apresentações em escolas e outros eventos com o intuito de explicar de uma forma lúdica como evitar o mosquito da dengue e outros animais sinantrópicos.

Desde criança sempre gostou de todo tipo de arte e participou de alguns cursos, como: teatro, dança, canto-coral e até bateria.

Seu interesse pelo Desenho realista começou em abril de 2021. Em meio a pandemia, sem poder ir aos lugares que gostava e nem visitar pessoas queridas, sentiu a necessidade de desenvolver algum hobby. Foi quando assistiu alguns vídeos no Youtube sobre esse tipo de desenho e achou incrível. Começou a tentar fazer sozinha, era um passatempo excelente, mas percebeu que precisava de uma ajuda profissional, então em setembro de 2001 começou a fazer um curso online para se aperfeiçoar melhor. Faz desenhos em horários livres. Desenhar para ela é como uma terapia, é relaxante, se sente calma e em paz enquanto desenha.

 

 

2ª - LEDA APARECIDA DA LUZ – Servidora HM FERNANDO MAURO PIRES DA ROCHA

Amigurumi (É uma técnica que surgiu no Japão nos anos 80 e reúne pontos do crochê e do tricô. Se expandiu para todos os cantos do mundo, em 2002).

Servidora pública municipal e atuo na área da saúde, sempre gostou de artesanato e desde 2017 busca se aprimorar na técnica de crochê, Amigurumi através de cursos e oficinas.

 

 

3ª - MARIA DO CARMO SOUZA – SERVIDORA DO HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL -FOTOGRAFIAS

"É enfermeira, tem a fotografia como uma parte de sua visão de mundo, de captar e guardar momentos da natureza, do cotidiano, de um nascer ou pôr do Sol, de um luar. Tem a paciência de ficar horas registrando um eclipse. A fotografia para ela é uma linguagem universal, que transmite informações, mesmo sem legendas, como as cerejeiras no Inverno de Campos do Jordão, o pôr do Sol na Praia Grande. São flores, neblina, sol, são imagens que fazem bem. É essa a intenção de sua fotografia, levar um bem estar aos olhos e aos corações".

 

 

4ª - JONATHAN DA SILVA APARECIDO MUNIZ – GABINETE/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO-FOTOGRAFICAS

É jornalista e servidor público da Secretaria Municipal da Saúde. Atual coordenador Geral de Comunicação, Eventos e Criação da pasta, Jonathan relata que “retratar a população indígena aldeada na cidade de São Paulo não envolve apenas técnica, é preciso ter empatia, respeito pela cultura deste povo e afeto. Acredito que isso seja essencial em todas as áreas das relações humanas, e na fotografia também”.

Participou da exposição em 2019 pela a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte e da Aldeia Jaraguá-Kwarãy-Djekupé (STS) Pirituba, com a exposição o “Dia da Beleza Indígena”

Em 2022, participou pela PMSP da exposição on-line "Mulheres Indígenas" que trouxe retratos de paulistanas pertencentes ao povo Guarani Mby’a, que vivem na Terra Indígena Jaraguá, localizada na Região Noroeste da cidade.

 

   

HSPM

Semana do Servidor ofereceu atividades de bem-estar e saúde

Para comemorar o Dia do Servidor Público, lembrado em 28 de outubro, foi preparada uma programação semanal especial no HSPM. O evento foi uma realização do “Programa Gestão Humanizada – Cuidar de Quem Cuida”, em parceria com Banco do Brasil, Grêmio HSPM, Kardbank, ONG Massagem Feita por Cegos, Uninove e Mary Kay.

As ações diferenciadas da “Semana do Servidor Público – 2023” estenderam-se entre os dias 19 e 27 de outubro e tiveram como foco a promoção à saúde dos servidores. Entre as atividades da semana, foi oferecida acupuntura não sistêmica (ventosaterapia) no NEST, terapia que possibilita o relaxamento do corpo, fortalece os vasos sanguíneos, reduz dores e inflamações, melhora o fluxo sanguíneo e elimina pontos de tensão.

Como parte da programação, 430 servidores aferiram a pressão arterial e glicemia capilar na tenda externa do hospital. Também houve a apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana (GCM) no saguão principal. A performance promoveu alegria e entusiasmo para aqueles que passavam pelo local, tirando um sorriso no rosto dos homenageados.

Outra atividade oferecida foi a “Palestra: Saúde Financeira”, ministrada por Claudia Quaresma, correspondente do Banco do Brasil, no anfiteatro do hospital. Enquanto isso, do lado de fora, aconteceram, em paralelo, distintas atividades: aula de automaquiagem e sorteio de brindes pelo Grêmio Recreativo do HSPM.

Houve dinâmica de apresentação de dança entre os funcionários do HSPM e uma premiação aos três servidores melhores avaliados pelos seus colegas. Sobre esta última atividade, em terceiro lugar, com 10 votos, o felizardo foi Tiago Almeida Cezar, do Núcleo de Segurança do Trabalho. Em segundo lugar, com 14 votos, ganhou a Marly Rodrigues Santos Nolasco, da Gasoterapia. Já em primeiro lugar, com 36 votos, venceu Ednei Moraes Gonçalves, do Apoio Operacional. Na apresentação de dança, em terceiro lugar ficou a apresentação de samba rock do casal Mônica Aparecida P. Franco, do Centro Telefônico, e Esus de Oliveira. Em segundo lugar, também com o samba rock, ganhou o casal Patrícia Dias, do Setor de Arquivo, e José de Paula Carvalho, do Setor de Almoxarifado. E no primeiro lugar do pódio, com uma performance de Forró Cigano, ficou Luísa de Fátima Carvalho, da Assessoria de Relações Institucionais.

Além disso, estiveram na programação do evento: aula de Lian Gong, instruída pela Carmem Cristovam da Silva Oliveira, Facilitadora de Lian Gong aposentada de COGESS, e aula de meditação, conduzida pela Maria Aparecida Sandoval, Facilitadora de Meditação em Saúde pela Unifesp. Por fim os voluntários com deficiência visual da ONG “Massagem Feita por Cegos” ofereceram sessões de massagem a 27 servidores.

A Dra. Elizabete Michelete parabeniza todos os servidores pela data e enfatiza a importância da comemoração, não só como forma de reconhecimento ao trabalho realizado, mas também como incentivo ao aprimoramento contínuo.

Na imagem estão oito enfermeiras do HSPM, em pé, lado a lado

 

 

HM ALEXANDRE ZAIO

Foi realizado um café no Espaço Solário referente ao dia do Servidor Público nos dois plantões diurnos com a participação e doação de um prato de cada servidor que compôs a mesa.
Também foram entregues “Sais de Chuveiro” como lembrancinha para cada Servidor Público.

A Doutora Márcia Tapiglaini (Diretora Técnica do Hospital Municipal Dr. Alexandre Zaio) deixou sua mensagem para os servidores:

"O Dia do Servidor Público é um momento especial para reconhecer e celebrar aqueles que dedicam suas vidas ao serviço da comunidade, contribuindo significativamente para o funcionamento eficiente e para o bem-estar da sociedade.

Esses profissionais desempenham um papel crucial em diversas áreas, desde saúde e educação até segurança e administração, demonstrando comprometimento e paixão em suas funções.

Parabéns a todos Servidores Públicos!!!”
 

 Seta apontando para cima

HM ALIPIO CORREIA NETTO


As ações em comemoração do dia do servidor foram: Café com música ao vivo, Dia de beleza e e-mail de felicitação para todos os servidores da unidade.
 

 

HM TIDE SETUBAL


O evento em homenagem ao dia do Servidor Público foi realizado no dia 27/10/2023, no período da tarde e no noturno. Os funcionários foram convidados a participarem de um SPA com depilação de buço, limpeza de pele e higienização com massagem para as mãos.

Foi instalado um painel instagramável com o nome do Tide Setúbal e do evento, onde os funcionários puderam tirar fotos. Também foi oferecido aos servidores um café especial com uma música ambiente relaxante.

Na ocasião, foram entregues os certificados do selo "GENTE QUE FAZ O SUS", um reconhecimento dos profissionais que foram elogiados na rede de ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo atendimento prestado à população. Um selo é uma parceria entre a COGEP e a Ouvidora. 

Os servidores revezaram na participação do evento, evitando assim prejuízo na continuidade de suas atividades profissionais.

O objetivo foi proporcionar aos servidores público de todas as categorias e funcionários das empresas parceiras um momento de descontração, integração, relaxamento e reconhecimento, além de reconhecer o trabalho de todos e homenagear com certificados via Ouvidoria e COGEP - SMS "GENTE QUE FAZ O SUS", parabenizando todos os servidores pelo empenho, dedicação, competência e comprometimento com suas funções desenvolvidas.

Esse momento de SPA foi planejado pensando em um momento de descontração, relaxamento, e integração, em reconhecimento do esforço de cada um.

A Diretora de Enfermagem, Enfermeira Aleksandra Diniz Montanher, e a gerente de Educação Permanente, Enfermeira Quezia Vieira Marinho deixou uma mensagem de felicitação aos servidores:

"Reconhecemos e agradecemos cada um de vocês, que ajudam a escrever a história do Hospital Municipal Tide Setúbal, uma história de muitas lutas, dedicação, empenho e amor pela profissão. Nesse dia do servidor público, reconhecemos que todos que aqui prestam serviços são merecedores dessa homenagem. Parabenizamos a todos e aproveitamos para entregar o Certificado "GENTE QUE FAZ O SUS". Temos a certeza que esses funcionários representam a todos nós, que, dia a dia, buscamos sempre o melhor para que o resultado final desse trabalho, que é o atendimento ao paciente, atinja sua excelência"

Na imagem estão sete servidores. Eles seguram o certificado GENTE QUE FAZ O SUS

 

 


Seta apontando para cima 

COSAP

 

Nas festividades em comemoração do Dia do Servidor, adultos e crianças puderam aprender sobre a guarda responsável de animais por meio de jogos interativos e abordagem lúdica nas tendas da Coordenadoria de Saúde e Proteção Animal – COSAP.

A secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, representou o secretário municipal da saúde no evento. “Nosso servidor é uma pessoa especial, é ele quem atende a população nos nossos serviços, quem faz o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. É uma honra poder trazer esse evento para eles e seus familiares o que ofertamos no município que elegeu, pelo terceiro ano consecutivo, o SUS como o melhor serviço público”

 

SAMU

 

Seis servidores do SAMU estão em pé pose para a foto

 

Evento de valorização do servidor realizado dia 23/10/2023, com participação da enfermeira que tomou a primeira dose de COVID no Brasil, do Sr. Secretário Municipal da Saúde, Secretário Adjunto, Vereador Major Palumbo e outras autoridades.

Houve um coquetel e também a entrega de premiação para os servidores que se destacaram.
 

 

CRS SUL

 

Na CRS Sul foi realizado café para celebrar o mês dos servidores.

A Assessoria Técnica Gestão de Pessoas (Desenvolvimento) recebeu os servidores com uma mensagem aos seus servidores:

" Sejam todos bem vindos, estamos muito felizes de recebê-los para comemorar o Dia do Servidor Público, agradecendo, na figura de vocês que estão presentes, a todos os Servidores da Coordenadoria Regional de Saúde Sul pelo trabalho maravilhoso que é desenvolvido cotidianamente em cada serviço de saúde para melhor atender nossa população".

A Assessoria do Gabinete, em nome do Dr. Marcelo, Coordenador, "parabeniza todos vocês, que representam o empenho e dedicação dos servidores públicos. Aproveitem esta manhã, preparada com muito carinho para todos vocês".

Seta apontando para cima
 

CRS NORTE


Na CRS Norte, em comemoração do dia do Servidor Público, foi realizada uma sessão de Liang Gong - Prática Corporal que atua diretamente sobre as dores, o equilíbrio de órgãos internos, postura e respiração, prevenindo e tratando dores articulares e musculares.

Também ocorreu uma sessão de Auriculoterapia - técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

Juelaine Silva de Santana, Coordenadora CECCO Perus, deixou a seguinte mensagem: “Agradecemos a todos os Servidores Públicos pelo profissionalismo e acolhimento à população atendida, em especial à equipe do CECCO Perus. Desejo a todos funcionários públicos que o reconhecimento ao seu trabalho seja tão grande quanto suas ações. Parabéns! pelo trabalho que desenvolvem nas várias áreas.”

  "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe". Clarice Lispector

 

CRS SUDESTE

De acordo com a Diretoria de Gestão de Pessoas da CRS-Sudeste, as ações foram voltadas para o bem estar físico e emocional dos servidores, sendo: Cuidando de Quem Cuida; Danças Circulares Sagradas; Vivências de Meditação, Automassagem e Aurículo; Alongamento, relaxamento, zumba, dança do ventre, roda de música. Ação teve como tema o bem estar físico e emocional dos servidores. 

Em consonância com a Missão de SMS, porém com foco nos servidores, o objetivo foi de realizar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos servidores do município de São Paulo, por meio do SUS.

A construção se deu devido à percepção do momento vivido na Saúde nos últimos anos, alto volume de demandas, necessidade de respostas imediatas para situações atípicas, aprendizados na prática profissional com o surgimento de novos fatos e tecnologias.

"Nós da CRS-Sudeste em nome de todo território gostaríamos de agradecer a todos Servidores pelo empenho, dedicação, comprometimento e pelos resultados alcançados.
Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.”

A equipe de servidores da CRS Sudeste estão reunidos para a foto

 

 

CRS CENTRO

 Para a comemoração desse dia tão importante para nós servidores, buscou-se ações que trouxessem um pouco de cuidado aos profissionais. Foram oferecidas práticas meditativas, dança circular e atendimento em auriculoterapia. Tudo isso em um ambiente especialmente preparado para o acolhimento dos servidores, com aromaterapia com óleos essenciais, oferecimento de chá e biscoitos. Além de uma lembrança, sementes de girassol, como símbolo do constante semear que é o dia a dia de trabalho de nós servidores públicos.

Foram recepcionados cerca de 20 servidores dos diversos setores da nossa Coordenadoria de Saúde. Todos nos deram uma devolutiva do quão importante foi a ação e demonstraram o desejo de continuar as práticas, o que corrobora com o plano de qualidade de vida do servidor da saúde que tentamos implantar aqui na CRS.

"Dia do(a) servidor(a) público(a) é um dia para reconhecer e homenagear aqueles que, com seu comprometimento e trabalho dedicado, contribuem para o bem de todo(a)s. Parabéns!" Tania G. V. Caçador - Diretora DGP/CRS - Centro
CRS CENTRO

 Um girassol está ao centro, ao seu redor estão várias lembrancinhas para o servidores. Nelas contêm sementes de girassol dentro e mensagens para os servidores


 

 

Seta apontando para cima