Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 20 de Agosto de 2020 | Horário: 10:05

Reunião do GTEPS de Agosto

O encontro contou com a apresentação da Dra. Suely Miya Albuquerque, sobre o Protocolo da Linha de Cuidado das Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

  Por Renata Puosso

Na última quinta-feira (20/08/2020), aconteceu a retomada de encontros do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), desta vez diferente do habitual, foi feito virtualmente com a participação de 36 pessoas.

A reunião teve início com a apresentação de Marcelo Scrocco, Coordenador da Escola Municipal de Saúde Regional Sul (EMSR), sobre a proposta da Capacitação de Cooperativismo Social voltado para a saúde mental, realizado em parceria com o Instituto Rede de Economia Solidária.

O objetivo dessa formação é capacitar agentes multiplicadores da saúde mental, cooperativismo social e economia solidária a partir de um conjunto de aulas, leituras e outras atividades. O curso será divido em turmas de 40 pessoas com 08 encontros, totalizando 36 horas. O processo está em avaliação e sendo reorganizado para o ensino a distância. Ao final, foi aberto espaço para perguntas.

Em seguida Thiago Mendes, da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde, fez exposição sobre o acompanhamento e monitoramento do Plano Municipal de Educação Permanente (PLAMEP).

O PLAMEP é um importante instrumento de gestão, que resulta no planejamento das ações educativas para toda Rede de Atenção à Saúde (RAS) e também comporta as prioridades em relação às ações educativas para o trabalho em saúde no município. Com duração até 2021, sua avaliação é quadrimestral e realizada por meio de planilhas.

Durante a apresentação, foram discutidas questões sobre o preenchimento dos projetos, calendário e melhorias no instrumento de monitoramento, que devido a sua complexidade requer constante atualização. Ao final, ficou acordado que Thiago levará o material apresentado para a Comissão de Educação Permanente do Conselho Municipal de Saúde e também disponibilizará para as regiões discutirem nas reuniões dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEP).

Continuando, a Dra. Miya Shiraishi Rollemberg Albuquerque, responsável pela área técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), apresentou o Curso para a implantação do Protocolo da Linha de Cuidado das DCNT – Cuidando de Todos. Em sua fala destacou: “A área técnica considera que a promoção e prevenção dos fatores de risco e a detecção precoce de sinais e sintomas são muito mais importantes para mudar a estatística mortalidade de DCNT no município de São Paulo”.

Em julho de 2020 foram distribuídos 02 volumes impressos de cada protocolo para as unidades de saúde. O objetivo desta ação foi sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância do conhecimento e planejamento das ações. O curso do protocolo, em EAD, foi divido em 08 módulos e tem uma duração de 4 horas. A previsão de implementação das primeiras turmas será em outubro de 2020, com 468 vagas (sendo 01 profissional por UBS).

Em complemento a apresentação da Dra. Miya, Andréa Azambuja do Grupo Tellus falou sobre o projeto Cuidando do seu Coração, uma iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicialmente na STS Itaquera (CRS Leste) e atualmente em expansão para STS Penha (CRS Sudeste), com objetivo de ampliar e aprimorar o cuidado de doentes crônicos especialmente com foco em hipertensos e diabéticos. Esse projeto atua com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no rastreio de usuários crônicos não identificados, fortalecendo a busca ativa e conscientização sobre o assunto.

Partindo deste projeto, foi feita uma cocriação com a Escola Municipal de Saúde Regional Leste que resultou em 04 capacitações técnicas e comportamentais no formato à distância: Comunicação Não-Violenta; Atender Bem Faz Bem; Práticas Inovadoras para Grupos e Literacia em Saúde. Em março de 2020, a Escola Municipal de Saúde foi procurada e, a partir de então, todos eles estão disponíveis para os territórios e coordenadorias de saúde que tiverem interesse, uma vez que o Projeto tem previsão de conclusão em dezembro/2020, entretanto todo o material produzido ficará de posse da SMS.

Por fim, foram passados alguns informes e a diretora da Escola Municipal de Saúde, Rosana Casagrande agradeceu a participação de todos.

 

O conteúdo do Protocolo da Linha de Cuidado das DCNT pode ser baixado através do link:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=292447

 

 

collections
Galeria de imagens