Grafite feminista: seleção de artistas para mural internacional é prorrogada em São Paulo

Fundação The Carter Center ampliou o período de submissão de propostas para a pintura de uma obra no contexto da campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas”

 

Imagem de um grafite sobreposta com a cor roxa e o texto: Convocatória exclusiva para mulheres artistas

 

A fundação estadunidense The Carter Center prorrogou o período de seleção de uma artista/ grafiteira da cidade de São Paulo para desenvolver um mural sobre a importância do acesso à informação para as mulheres. As grafiteiras podem enviar uma proposta até 21 de agosto para o e-mail informwomen@cartercenter.org. A fundação oferece ainda 10 mil dólares para a realização da obra no município.

Esta ação integra a campanha global “Inform Women, Transform Lives”. São Paulo é uma das 12 cidades em todo mundo que participam desta iniciativa, promovida pelo The Carter Center. Na capital paulista, a campanha é desenvolvida por meio de um grupo de trabalho intersecretarial formado pelas Secretarias Municipais de Relações Internacionais e de Direitos Humanos e Cidadania, pelas equipes de Governo Aberto de São Paulo e da Controladoria Geral do Município.

 

Seleção
Para participar do chamamento, as artistas devem enviar suas propostas em inglês com os seguintes documentos:

  • CV/resumo (uma página)
  • 3-6 imagens de trabalhos anteriores (preferencialmente de murais completos)
  • Portfólio Digital (website/Instagram)
  • Proposta de design do mural
  • Declaração do artista
  • Linha do tempo, incluindo engajamento da comunidade
  • Orçamento completo com preços especificados

Todos os materiais devem ser reunidos em um documento único (formato word) e encaminhado para o e-mail: informwomen@cartercenter.org. No assunto do e-mail deve constar a cidade, o nome da artista e o texto “Mural Proposals IWTL campaign” [CIDADE].

Artistas podem submeter mais de uma propostas. Cabe destacar que os custos para preparação de uma proposta são de responsabilidade da aplicante, independente do resultado. É de responsabilidade de cada artista garantir que sua proposta seja recebida com sucesso.

 

Critérios
Segundo o The Carter Center, os critérios de seleção incluem: habilidade, originalidade e interpretação do tópico. As muralistas devem ter vasta experiência em trabalhar com as comunidades e pintando grandes paredes. A pintura deve ser, no mínimo, de 9 metros.

O desenho do mural deve apresentar mulheres e a importância do acesso à informação para as mulheres. O mural deve também incorporar o nome da campanha (Informe Mulheres, Transforme Vidas), o logo da campanha e do Carter Center, e o logo da cidade. A artista selecionada contará com um orçamento de 10 mil dólares (cerca de R$ 50.935,00), que será repassado diretamente pelo The Carter Center.

Entre as responsabilidades da artista selecionada, estão:

  • Preparação da parede, incluindo lavagem de pressão e raspagem de superfície;
  • Priming com um primer de alta qualidade;
  • Toda tinta e quaisquer outras ferramentas necessárias;
  • Um UV e revestimento transparente protetor de graffiti em todo o mural;
  • Todo o equipamento necessário, incluindo escadas, andaimes, plataformas aéreas de trabalho, lavadoras de pressão, pulverizadores de tinta, etc;
  • Quaisquer assistentes necessários;
  • Seguro de responsabilidade, conforme apropriado. O artista selecionado deve ser experiente em operar todos os equipamentos com segurança.

Clique aqui para acessar o chamamento (em inglês).

 

Sobre a campanha
A campanha “Informe Mulheres, Transforme Vidas” tem como objetivo chamar a atenção sobre o direito das mulheres ao acesso à informação, para aumentar o número de mulheres informadas sobre os serviços municipais e sociais disponíveis em suas cidades. Esta é a primeira vez que o The Carter Center promove uma campanha global para a conscientização sobre o direito das mulheres à informação e auxiliar os governos locais a alcançar mais mulheres com informações significativas.

São Paulo integra esta campanha junto com as cidades de Atlanta e Chicago (EUA), Amã (Jordânia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Colombo (Sri Lanka), Dhaka (Bangladesh), Dublin (Irlanda), Cidade da Guatemala (Guatemala), Kampala (Uganda), Lima (Peru) e Monróvia (Libéria). Com o tema violência contra mulher, a campanha será desenvolvida a partir de uma abordagem integrada, com destaque para os serviços municipais de atendimento prestados pelos Centros de Cidadania da Mulher localizados em cinco bairros da cidade.

Clique aqui para saber mais sobre a campanha.