Plantio Global de 2024 foca em manutenção de árvores plantadas em edições anteriores

O evento contou com oficinas de temas diversos, pensadas para diferentes faixas etárias com a finalidade de incentivar famílias a passar o domingo ao ar livre ao mesmo tempo que se conscientizam.

 A manhã quente do último domingo, dia 17, não afastou o público que, às dezenas, veio participar da sexta edição do Plantio Global na Vila Mariana na Avenida Dante Pazzanese. O evento foi organizado pelo Cades Vila Mariana e contou com o apoio não só da Subprefeitura Vila Mariana (Sub-VM), como da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMASP), Secretaria de Mudanças Climáticas (SECLIMA) e UmaPaz.

Nos anos anteriores, o Plantio chegou a adicionar centenas de mudas novas à malha arbórea da cidade. “Fiquei emocionando que ao vir andando até aqui com o meu neto. Vi muitas das árvores que nós plantamos ano passado” disse o Subprefeito, Luís Felipe Miyabara, “Hoje teremos menos mudas (em comparação com plantios anteriores) mas, focaremos na manutenção de todas aquelas já plantadas”.

Além das árvores, também houveram outras atividades entre elas o plantio de espécies de forração. A Organizadora do evento, Lara Freitas, explicou o porquê: “Estamos faz um tempo plantando as arbóreas nos estratos mais altos, mas também tem polinizadores que gostam dos estratos mais baixos. Então (hoje) estamos fazendo um enriquecimento para também ter alimento nesses estratos mais baixos.”

A Coordenadora da Divisão de Arborização Urbana (DAU) Alessandra lembrou que neste ano, a cidade de São Paulo foi intitulada como Cidade Amiga das Árvores, pela premiação Cities of the World. “A gente só consegue isso com a atuação do poder público e de vocês da sociedade civil”, ressaltou.

A ideia deste plantio é que ele seja replicado em diversos lugares, tanto que foi feito em outras regiões de São Paulo e do país. A conselheira Magda Beretta explicou uma das medidas para levar o Plantio Global para outros lugares: “A partir na nossa experiência, montamos um protocolo para que todos os outros CADES e subprefeituras possam realizar essa ação”.

Confira todas as atividades oferecidas:

• Plantio de forrações e herbáceas
• Observação e identificação de espécies do Corredor Verde de Polinizadores
• Oficina de Bolinhas de sementes
• Oficina de tintas naturais
• Exposição de bordado temático
• Exposição de Mapa de Iniciativas Locais de Sustentabilidade
• Ecocalçadas brincantes
• Plantio de mudas arbóreas
• Oficina de manutenção de árvores urbanas