Teatro João Caetano, na Vila Mariana, passa por obras para modernização

Com quase R$ 7 milhões de investimento, a reforma inclui obras de acessibilidade, segurança contra incêndio, conservação e restauro

Durante a 22ª ação Prefeitura Presente, realizada nesta quinta-feira (29) na região da Subprefeitura Vila Mariana, Zona Sul, o prefeito Ricardo Nunes vistoriou a reforma realizada no Teatro Popular João Caetano, inaugurado em 1952. Com quase R$ 7 milhões de investimento, a modernização do espaço inclui obras de acessibilidade, segurança contra incêndio, conservação e restauro.

“Estamos restaurando tudo. Aqui é um lugar que não tinha acessibilidade e fazendo a recuperação deste patrimônio histórico tão importante para esta região”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Todo o trabalho busca modernizar e aumentar a segurança do teatro. Serão implantados uma plataforma elevatória e elevador, banheiro e camarim acessíveis no palco, camarim acessível no prédio anexo, requalificação das rotas de fuga, troca das poltronas.

Além disso, o teatro vai ganhar uma sala multiuso, que funcionará como sala de ensaio e de apresentação, com equipamentos mais modernos de iluminação, áudio e cenografia. O mural “Homenagem às Artes”, do artista plástico Clóvis Graciano, que fica no saguão principal do teatro, também está sendo restaurado.

 

João Caetano e o teatro
João Caetano (1808 – 1863) foi um importante ator e encenador brasileiro, tendo fundado a primeira companhia de atores nacionais. Seu nome é consagrado no teatro brasileiro, razão pelo qual João Caetano é nome de várias casas culturais em todo país.

Já o teatro que leva o seu nome foi inaugurado na Vila Clementino em 25 de dezembro de 1952 como um espaço de integração dos moradores da região com a arte e a cultura, recebendo peças como “Macbeth” e “Luiz Antonio Gabriela”. Seu projeto é assinado pelo arquiteto Roberto Tibau, que utilizou o mesmo modelo aplicado nos teatros Arthur Azevedo (Mooca) e Paulo Eiró (Santo Amaro).

O teatro possui 432 lugares, tendo a área do palco com 96 metros quadrados e o fosso da orquestra com 50 metros quadrados. Está localizado na rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino, próximo à Estação Hospital São Paulo do Metrô.

 

Mídias

Imagens de apoio - Teatro João Caetano