Rita Lee é homenageada na Biblioteca Mario de Andrade nesta terça (24)

Evento com espetáculo e bate-papo é gratuito, para todos, a partir das 19h

A Biblioteca Mário de Andrade promove nesta terça-feira (24), a partir das 19h, o evento gratuito "Rita Lírica - A poesia de Rita Lee", em homenagem à rainha do rock brasileiro, falecida em maio deste ano. Misto de espetáculo com bate-papo, o evento traz a compositora recifense Lulina para interpretar canções da cantora, em arranjos inéditos, ao lado do guitarrista Lucca Simões.

Ao longo da apresentação, as letras das composições são analisadas pelo escritor Joca Reiners Terron, revelando a sofisticação literária e a maestria poética da compositora, nem sempre percebidas pelos ouvintes. A plateia tem a chance de interagir com os convidados através de perguntas e comentários, recolhidos pela mediadora do evento, a jornalista Fabiana Ferraz.

Grande admirador de Rita Lee, Terron publicou em sua conta do Twitter, em março deste ano, uma análise de "Doce Vampiro", que atingiu cerca de 20 mil pessoas. Quando a cantora morreu, pouco tempo depois, o autor recuperou a publicação, atingindo mais uma vez milhares de seguidores, encantados com o que se escondia por trás do hit aparentemente banal de 1979.

Experiência

O projeto da aula-show da Biblioteca nasceu, num primeiro momento, como uma palestra sobre as letras de Rita Lee proferida pelo autor de "A morte e o meteoro" (2019). Mas logo se transformou numa experiência mais ousada e estimulante, fazendo jus à obra inventiva e pioneira da homenageada.

Terron sugeriu a premiada compositora pernambucana Lulina, destaque em diversas coletâneas musicais internacionais, para dar voz às canções analisadas. "Lulina tem um timbre muito específico, parecido com o da Rita da época dos Mutantes e dos dois primeiros álbuns solos dela, Build Up (1970) e Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (1972)".

Terron e Lulina, que nunca estiveram juntos em um evento, ensaiam para revelar ao público os sentidos, nuances e referências literárias presentes em canções como "Elvira Pagã", "Nem luxo nem lixo", "João Ninguém" "Maria Mole", entre outras.

Serviço

"Rita Lírica - A Lìrica de Rita Lee"

Data: 24 de outubro (terça-feira)
Horário: 19h
Ingressos: gratuito (senhas na recepção com uma hora de antecedência)
Local: Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, Centro)