Equipes da Prefeitura trabalham desde o início do temporal para restabelecer normalidade

Estão nas ruas de todas as regiões 1.900 trabalhadores fazendo a limpeza e 1.470 agentes das subprefeituras na remoção de árvores, além de 40 equipes de iluminação pública, 24 de reparos em semáforos e 35 viaturas da Defesa Civil

A Prefeitura de São Paulo trabalha desde o início do temporal que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira (3) para restabelecer a normalidade na capital.

De 94 semáforos que tiveram problemas por conta da chuva, 77 já haviam sido restabelecidos no início da manhã deste sábado.

De 618 chamados por falta de iluminação pública, 523 haviam sido consertados também nesta manhã.

Das 76 árvores que caíram, 43 já haviam sido removidas.

Os números serão atualizados ao longo do dia.

A Defesa Civil está com todo o efetivo nas ruas. Pelo menos 35 viaturas estão distribuídas pelas quatro regiões da cidade.

São cerca de 1.900 homens da limpeza divididos de 190 equipes, 1.470 agentes das subprefeituras, 40 equipes de iluminação pública e 24 de reparos em semáforos nas ruas, trabalhando desde o início do temporal que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira.

As rajadas de vento chegaram a 104 km/h em alguns pontos da cidade. Em razão da intensidade do temporal, desde o início da chuva e ao longo da noite, o prefeito Ricardo Nunes acompanhou os trabalhos dos agentes da Prefeitura em vários pontos da cidade para recuperação de áreas afetadas e retomada da regularidade.

A Prefeitura de São Paulo reforçou o trabalho das equipes nas ruas para amenizar os impactos causados pelo temporal.

Por determinação do prefeito, equipes das subprefeituras, da Defesa Civil e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em conjunto com a Enel, passaram a noite, a madrugada e estão nas ruas de todos os bairros da cidade para recuperação de áreas afetadas. Os trabalhos começaram já durante o temporal.

Parques
Em razão dos estragos causados pela chuva, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) determinou o fechamento dos parques do Carmo, Nabuco, Santo Dias, Morumbi Sul, Vila dos Remédios, Guarapiranga, Aclimação, Previdência, Ibirapuera e Eucaliptos, os dois últimos administrados pela Urbia.

Eles ficarão fechados até o restabelecimento das condições adequadas de segurança e bem-estar dos visitantes.


Outros 17 parques foram parcialmente afetados e têm parte de suas áreas interditadas: Cemucam, Juliana de Carvalho Torres, Nebulosas, Ciência, Aterro Sapopemba, Linear Mongaguá, Raul Seixas, Oratório, Jardim Sapopemba, M'Boi Mirim, Independência, Cordeiro - Martin Luther King, Linear Córrego Bispo (em implantação), Nair Belo, Linear Rapadura, Anhanguera e Rodrigo de Gásperi.


No total, cerca de 200 árvores ou galhos foram afetados nos parques nas últimas 24 horas. Seis parques estão sem energia: Ibirapuera, Carmo, Nabuco, Alto da Boa Vista, Santo Dias e Cordeiro - Martin Luther King; destes, os que estão abertos poderão ser fechados mais cedo caso a energia não seja restabelecida até o final da tarde.


Já no final da tarde de ontem as empresas terceirizadas responsáveis pela zeladoria e manutenção dos parques foram acionadas para iniciar os trabalhos.


A SVMA está monitorando continuamente a situação de todos os parques da cidade.