Prefeitura inaugura segundo parque lúdico voltado para a primeira infância no Dia das Crianças

Praça Professor Amaro de Abreu Filho, na região da Saúde, foi totalmente revitalizada para o uso da população. Área também conta com espaço para cachorros e academia da terceira idade

Para celebrar o Dia das Crianças, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), inaugurou o segundo parque lúdico da cidade, um espaço inteiramente dedicado à primeira infância, na manhã desta quinta-feira (12), na Praça Professor Amaro de Abreu Filho, região da Saúde, Zona Sul da capital. O primeiro foi inaugurado no final de junho, na Praça São Sebastião, no bairro do Ipiranga.

“Inaugurar o segundo play lúdico da cidade no Dia das Crianças tem uma simbologia muito importante e nós vamos fazer mais oito equipamentos desse, um equipamento voltado especificamente para primeira infância com todos os brinquedos e a sua formatação para o desenvolvimento lúdico e cognitivo”, disse o prefeito Ricardo Nunes. “Além de ser tudo muito bonito, também tem toda essa questão da gente ter um olhar da forma com que a criança vai poder brincar, para ele poder fazer suas brincadeiras de forma segura e lúdica”, completou Nunes.

As atividades que as crianças desenvolvem nesses locais têm o propósito de fortalecer o desenvolvimento físico e cognitivo, promovendo brincadeiras e interações entre elas. As cores vibrantes, os desenhos e a própria geometria desses espaços são estímulos ao aumento da capacidade sensorial e motora, além de desenvolverem a imaginação. Cada detalhe foi planejado para garantir segurança e possibilidades de brincadeiras.

“A gente teve a oportunidade de criar quase um parque linear reaproveitando e dando uma área muito melhor para toda comunidade local”, disse o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi. “Obras assim mudam a vida de quem mora no bairro. Vamos fazer várias outras na cidade. Temos uma ação muito grande das pequenas intervenções para melhorar a vida da população”, concluiu o secretário.

O play lúdico da Saúde dispõe de um labirinto transparente para que as crianças criem soluções sem o risco de se assustarem com as paredes. Nos relevos, escorregadores e escaladas podem ser improvisados. O piso monolítico, especialmente escolhido por sua textura mais suave, foi instalado para absorver impactos, assegurando que as brincadeiras possam durar ainda mais. Diferentemente do concreto tradicional, este tipo de piso não possui essa composição, e sua superfície emborrachada é resultado de um micro revestimento asfáltico.

Enquanto as cores e formas despertam a criatividade, a pista de pump track proporciona um espaço para o desenvolvimento das habilidades esportivas das crianças. Com curvas suaves especialmente desenhadas para os pequenos, essas pistas oferecem muita emoção e diversão para quem gosta de patins, bicicletas e patinetes.

Mãe de duas crianças que utilizaram a pista de pump track, Pollyane Galinari Sabino, explica que tinha que se deslocar para os outros bairros para levar os filhos para brincar. “Eles estavam loucos para inauguração porque aqui no bairro não tem uma pracinha assim pra eles. A gente tinha que ir de carro em algum lugar, mas agora a gente consegue vir a pé e eles vão se divertir muito”, disse.

Desenvolvido pela SMSUB, o play lúdico da Saúde levou cinco meses para ser concluído e outras oito novas unidades estão em fase de desenvolvimento. Por enquanto, os bairros definidos são: Santo Amaro, Vila Mariana, Itaquera, Capela do Socorro, Freguesia do Ó e Butantã.

Revitalização

A revitalização da Praça Professor Amaro de Abreu adaptou o espaço às árvores existentes no local, tornando o ambiente não apenas bonito, mas também agradável do ponto de vista climático. A praça também possui um espaço para cachorros e academias da terceira idade.

Moradora do bairro há 40 anos, Vanessa Ferreira, destacou a importância da requalificação. “É sempre importante ter uma pracinha revitalizada no bairro em que a gente mora. Foi um bom investimento. As crianças e todos os moradores do bairro ficaram felizes”, concluiu.