Educação Ambiental e Arborização

Um trabalho sem precedentes de arborização e educação ambiental em toda a região da Vila Mariana

Texto: Jair Balla / Raquel Galvão

As Coordenadorias de Arborização e Educação Ambiental da Divisão Técnica do Núcleo de Gestão Descentralizada Centro-Oeste 2 da Secretaria do Verde e Meio Ambiente , com a colaboração da Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura Vila Mariana, iniciaram um trabalho sem precedentes de arborização e educação ambiental em toda a região da Vila Mariana.

 

Avenida Indianópolis / Planalto Paulista

 

Foto: Paulo Eduardo Dias

Neste local já foram plantadas mais de 300 novas árvores ; a meta de plantio a ser atingida é de 1500 novas espécies de árvores nativas para a região e um total de 10.000 pessoas serão mobilizadas com as atividades de Educação Ambiental. O projeto contou com a participação efetiva da Sociedade dos Amigos do Planalto Paulista.

 

As espécies nativas escolhidas foram Pau Formiga, Pau Cigarra. Ipês, Sibipirunas, Aroeiras, dentre outras , que passaram por um rígido processo de seleção, em especial sobre a qualidade e tamanho adequado para plantio de árvores em calçadas ; detalhes de extrema importância para que todas as mudas plantadas se transformem em árvores adultas e frondosas e em especial que cumpram suas funções reguladoras do meio ambiente.

 

 

Rua França Pinto / Vila Mariana

 

 

 Foto: Paulo Eduardo Dias

De ponta a ponta, foram sete meses de trabalho (de outubro 2009 a abril 2010), desde a sensibilização e mobilização da população frente às questões da importância da arborização urbana, ao plantio em si e a colocação das etiquetas nas árvores.

 

A área técnica de arborização do Núcleo de Gestão em conjunto com os técnicos da Subprefeitura Vila Mariana, iniciaram os estudos das árvores da região, com o histórico dos plantios na rua e o inventário das espécies já existentes. Em seguida, demarcaram os pontos para às quebras das calçadas, abertura das covas, troca por terra fértil e o plantio das espécies nativas adequadas. Foram plantadas na Rua França Pinto e entorno cerca de 95 árvores, entre as espécies principais: Pau Mulato, Pau Ferro, Pau Brasil, Sibipiruna, Pitangueira, Chau Chau, Coração de Negro.

 

A população local interagiu com a equipe técnica , apoiando a iniciativa do plantio e prometendo espontaneamente regar e protegê-las. Foram distribuídas aos munícipes, cartilhas educativas com o seguinte conteúdo : “O que as árvores fazem por nós” e “O que devemos fazer por elas”

 

Em breve será lançada uma campanha de Educação Ambiental utilizando as “etiquetas” dos tutores de cada nova muda com informações técnicas de cada espécie e algumas dicas de como preservá-las,além de uma logomarca que em si enaltece o vínculo e a relação atemporal entre o ser humano e as árvores.