Zeladores de Praça iniciam trabalhos nos distritos de Moema, Saúde e Vila Mariana

Para muitos, ou quase todos, o certificado profissional de manuntenção e zeladoria em praças é um recomeço.

 

Texto e foto: Paulo Eduardo Dias

 

A Subprefeitura Vila Mariana comemorou na data de hoje o início de um novo trabalho; 38 Zeladores de Praça receberam seus uniformes e o certificado de conclusão de curso, ministrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. As aulas foram encerradas na última segunda-feira, (2), em clima de confraternização, entre os coordenadores, capacitadores e alunos. As aulas foram realizadas na Escola de Jardinagem do Parque Ibirapuera , de segunda à sexta-feira e duraram 20 dias, com carga de 60 horas. Para muitos, ou quase todos, o certificado profissional de manuntenção e zeladoria em praças é um recomeço.

Assim que receberam seus Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) com os kit´s contendo jaleco, camiseta, calça, um par de luvas, óculos de proteção, boné, botinas e filtro solar/repelente, muitos se emocionaram , pois era a confirmação de que foram aprovados no curso e, que apartir dalí estavam aptos a cumprir suas tarefas daqui por diante.

Paulo Suzuki, 77 anos, morador do bairro de Mirandópolis, era um dos mais entusiasmados com o Projeto Zeladores de Praça, que une três secretarias, Coordenação das Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente e Trabalho (Sert). Descendente de japoneses, ele conta que durante 3 anos trabalhou na plantação de maçã-fuji no Japão. De volta ao Brasil, implantou o mesmo método utilizado pelos orientais na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, que segundo ele, em razão das baixas temperaturas tem um clima ideal para o cultivo.

Já, Damião dos Santos, 46 anos, fez questão de vestir o novo uniforme de trabalho. De boné, jaleco e diploma na mão, o morador do Parque Novo Mundo, região Norte da capital, se dizia muito satisfeito com o programa e sua nova capacitação profissional. “Agora estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que me ajudaram nessa nova realização”.

Nesta primeira etapa do programa, 38 funcionários irão trabalhar em 41 praças. Logradouros maiores que 5.000 m², terão mais que um zelador. Abaixo, a relação de praças contempladas nas regiões de Moema, Saúde e Vila Mariana

Praças: São Francisco da Glória , Ícaro de Catro Melo, Vereador Miguel Sansigolo, Irmão Leão Antonio, Teodro de Carvalho, Adelia Bastos Biakolz, Lasar Segall, Michie Akawa, Santa Rita de Cássia, Santíssimo Sacramento, Estado da Palestina, Gamal Abdel, Marjayoun, Maximus IV Sayegh - Toronto - Estela Zancheta - Osvaldo Gogliano - Afrodisio Vidigal - Rosa Alves da Silva - Rubens Lopes - Wether Maynard Kraus, Coronel Fernandes Lima, Reino de Marrocos, Luis Eulálio Vidigal, Praça Comunitária VM, Monteiro dos Santos, Santa Margarida Maria, Alexandre Robert Gate, Astrogilda de Abreu, Raul Eberle, Alexandre Cabanel, Otávio Camara de Oliveira, Lions Club de Indianopolis, Janet Clair, Juca Mulato e Américo Portugal Gouveia.

Canteiros centrais: Avenida Domingos de Morais, Rua Vergueiro, Dante Pazzanesi e Rua Manoel da Nóbrega.