Nascente do Córrego do Sapateiro será revitalizada

A inauguração será na comemoração dos 126 anos do bairro Vila Mariana.

 No dia do aniversário de 126 anos da Vila Mariana, 03 de setembro, a Subprefeitura da região irá inaugurar uma pequena obra na nascente do Córrego do Sapateiro, o qual abastece o famoso lago do Parque Ibirapuera. Além do paisagismo, o local recebeu pintura nas paredes e portões e teve o chão de paralelepípedo refeito. A nascente ainda irá receber um painel feito por artistas parceiros da Associação de Moradores da Vila Mariana.

O local por onde a nascente passa recebeu paralelepípedos intertravados. Os blocos de cimento têm pequenas saliências, impedindo que eles se encostem e bloqueiem a passagem da água para o solo. O vão entre os tijolos é completado com areia, assim o sistema fica travado sem perder a permeabilidade. Manter a possibilidade da água voltar para o solo é importante para evitar alagamentos durante períodos de chuva ou cheias.

A parceria entre Subprefeitura, Conselho Participativo e a associação de moradores da região permitiu um diálogo aberto entre todas as partes e uma vasta troca de ideias. O projeto também visa valorizar e trazer a atenção do público para as águas subterrâneas de São Paulo. O bairro, que cresceu em torno de um Matadouro Municipal, é uma região com grande riqueza hídrica, a qual conta com mais de 13 nascentes.

O evento será na Rua Luftalla Salim Achoa (Travessa da Rua Capitão Cavalcanti), às 15h do dia 03 de setembro e contará com a presença de representantes de todas as partes envolvidas na revitalização e do Projeto Rios e Ruas, uma iniciativa voltada para as águas subterrâneas.