Live no Instagram da Subprefeitura tira dúvidas de munícipes sobre calçadas e poda de árvores

A transmissão com profissionais da regional e uma membra do Conselho Participativo Municipal teve até tutorial de como solicitar serviços no 156

 Na noite da última quarta-feira (26 de maio) a subprefeitura Vila Mariana realizou uma live em seu Instagram em conjunto com a conta Ocupa Mãe para falar sobre os serviços que a regional pode realizar e os deveres dos munícipes em relação à poda de árvores e manutenção de calçadas. Além da administradora do Ocupa Mãe e membra do Conselho Participativo Vila Mariana Carolina Borges, o evento contou com a expertise do arquiteto e Coordenador de Projetos e Obras José Roberto Correa, a engenheira agrônoma Lisley Araújo Silva e a arquiteta Débora Grecco.
Durante toda a transmissão, os profissionais destacaram a importância do canal 156 para qualquer demanda do munícipe. “O site é bem intuitivo e fácil de usar”, destacou Carolina enquanto mostrava o portal aos telespectadores. O 156 é o meio oficial e mais eficiente de pedir algum serviço ou fazer uma denúncia, sendo possível ligar para este número, baixar o aplicativo ou acessar o site como foi mostrado. Após fazer a demanda, um protocolo é gerado permitindo que o cidadão acompanhe a evolução do processo e, então, a conclusão. Caso o prazo para o cumprimento do serviço expire, o munícipe consegue mandar o número do protocolo ao órgão responsável para cobrar agilidade.

Poda de árvore
“Tudo depende se a árvore está em área pública ou privada”, explicou Lisley. De acordo com ela, se a árvore estiver em domínio público, a responsabilidade da poda compete à subprefeitura, podendo ser solicitada pelo 156. Já se ela estiver em área privada quem deve cuidar de sua poda é o proprietário. Mas não basta chegar com a tesoura na mão, o munícipe deve pedir uma autorização via 156 para que um engenheiro agrônomo, ambiental ou biólogo avalie a necessidade de poda e o quanto da planta pode ser retirada.
No entanto, se o caso for urgente como risco de queda da árvore ou de muro nas proximidades a defesa civil deve ser acionada para que as medidas sejam tomadas o mais rápido possível.

Calçadas
Assim como na poda, a responsabilidade da manutenção da calçada deve ser do proprietário do terreno caso esteja em área particular. Podendo até ocorrer multa caso algo esteja irregular. “Para isso, é muito importante que o munícipe consulte os guias de calçadas oferecidos pela prefeitura.”, lembra Débora, “ Tem informações como a inclinação que a calçada pode ter, onde a faixa deve ficar livre e outras”. Além de consertar calçadas públicas, a subprefeitura pode também fazer pequenas obras para melhorar a acessibilidade, como a construção de rampas.

Durante a live, foram respondidas também as perguntas de munícipes que comentavam e interagiam. A intenção da subprefeitura é levar o máximo de informação possível de maneira palatável em locais de grande acesso, como as mídias sociais. Assim os munícipes terão mais conhecimento sobre seus direitos e deveres, podendo exercer sua cidadania de maneira cada vez melhor.