Sábado tem Dia D de vacinação contra a gripe

Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h.

Sábado tem Dia D de vacinação contra a gripe

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h para vacinação dos grupos habilitados


De Secretaria Especial de Comunicação
 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), alerta para o Dia D de mobilização da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que acontecerá amanhã, 4 de maio.

Nesta data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h, exclusivamente para vacinação dos grupos habilitados. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal desses grupos definidos pelo Ministério da Saúde, compostos por pessoas mais propensas a desenvolver complicações causadas pelo vírus influenza.

Quem poderá receber a vacina neste dia são crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais de idade, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, professores (escolas públicas e privadas), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, o efetivo de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Durante todo o período da campanha, ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação de crianças, gestantes e puérperas.

Para receber a vacina é necessário que o munícipe tenha em mãos um documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS. Os profissionais de saúde, da educação, do efetivo de policiais civis, militares, bombeiros e dos membros ativos das Forças Armadas precisam apresentar holerite ou crachá de identificação.

Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses ou prescrição médica.