365 dias de atividades na Praça Victor Civita

Praça Victor Civita completa um ano e se consolida como centro de convivência e qualidade de vida

 

Mais do que comemorar um ano de existência, o aniversário da Praça Victor Civita representa o sucesso das atividades, a receptividade do público e a consolidação do espaço como um lugar de reflexão, lazer, esporte, educação e cultura para a comunidade. Com mais de 150 mil visitantes desde sua inauguração em novembro de 2008, o Espaço Aberto da Sustentabilidade - como é conhecido - foi construído na área que abrigava o antigo incinerador de Pinheiros e já se coloca como uma referência nacional em termos de soluções arquitetônicas sustentáveis.

Em pouco mais de um ano de funcionamento, foram mais de 6,5 mil pessoas atendidas pelo Instituto Verdescola, responsável pela educação ambiental no espaço. Escolas e grupos puderam agendar visitas para conhecer o trabalho promovido pelo Instituto. No passeio monitorado, os educadores ensinaram aos visitantes todos os conceitos e soluções ambientais adotados na Praça. Já nas oficinas de reutilização de materiais descartados trabalhou-se o conceito dos “3 Rs”: reduzir, reutilizar e reciclar.

Concertos de música popular e erudita, além de espetáculos teatrais fizeram parte da programação cultural. No total, a Praça foi palco de 74 atrações musicais no Espaço ao Vivo Music, que tem capacidade para 250 pessoas. As crianças também tiveram atividades especiais: foram 40 contações de histórias aos domingos. De acordo com Hamilton dos Santos, diretor do Grupo Abril e responsável pelo Projeto, em um ano de atividades a Praça já se tornou uma opção de lazer não só para a comunidade do bairro de Pinheiros, mas para tantas outras que vem de diferentes lugares para conhecer. “Esses números mostram a união dos esforços tanto dos agentes públicos como de empresas, com as quais firmamos parcerias. Com esse apoio, pudemos proporcionar atividades gratuitas e de qualidade para a população”.

Equipamentos de ginástica ao ar livre, pista de caminhada e 150 aulas de ginástica, incluindo ioga aos sábados e domingos, foram abertas ao público. Já para a terceira idade, o Centro de Integração, Informação e Preparação para o Envelhecimento (CIIPE) ofereceu aulas de francês, pintura, bordado, tai chi chuan e dança de salão. Desde a inauguração, o número de associados do CIIPE praticamente dobrou, chegando a 180 pessoas.

Cursos e oficinas também foram desenvolvidos ao longo do ano. O “Narrativas Visuais de Fotografia”, realizado entre os meses de agosto e setembro, foi o primeiro curso de fotografia da Praça. Orientados pelos fotógrafos da National Geographic Izan Petterle e Luciano Candisani, 100 alunos – boa parte vindos do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo – terão seus trabalhos expostos até fevereiro de 2010 no Museu de Sustentabilidade. Outras cinco oficinas também foram oferecidas: Clown, Pinhole, Dança e Teatralidade, Dança e Expressão Corporal para a Terceira Idade e jardinagem, cada uma com cerca de 20 alunos. Segundo Paula Nadal, responsável pela comunicação da Praça, já existem metas traçadas para 2010: uma feira de artesanato sustentável, a construção de uma cobertura para a arquibancada, além de projetos de expansão como a construção de uma biblioteca e de um espaço para oficinas criativas dentro do Museu da Sustentabilidade. “Um piloto dessas oficinas em 2009 foi o Curso Narrativas Visuais de Fotografia, ministrado por fotógrafos da National Geographic Brasil. Ainda temos um grande potencial a ser explorado. Queremos que a Praça Victor Civita seja, cada vez, um excelente lugar aberto para lazer, cultura e educação na cidade de São Paulo”, afirma.

A Praça está localizada na Rua Sumidouro, 580 e funciona diariamente das 6h30 às 19h. Conta com estacionamento para deficientes físicos e estabelecimentos comerciais no entorno (restaurantes, lanchonetes e estacionamentos), que garantem toda a infraestrutura necessária para passeios. Também está instalado no local um bicicletário com 20 vagas para estacionamento de bicicletas. 

A história de um projeto pioneiro na América Latina

O projeto começou a ser idealizado em 2001, a partir da assinatura de um protocolo de intenções firmado entre a Prefeitura e a Abril. Com o termo de cooperação formalizado em fevereiro de 2007, o terreno com cerca de 14 mil m², que abriga o prédio do antigo incinerador Pinheiros, foi revitalizado e transformado na Praça Victor Civita, que se pretende um Espaço Aberto da Sustentabilidade. O complexo propõe-se como espaço de contemplação e reflexão acerca da preservação ambiental. Por meio dos decks de madeira legalizada que guiam o passeio pela praça, a comunidade pode descansar e participar de atividades físicas, culturais e educativas, de modo a compreender seu papel na conservação do planeta. 

Dentro das normas técnicas referentes à acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental utilizado na recuperação do terreno. O objetivo é tornar a Praça Victor Civita um modelo a ser reproduzido em outras localidades, por tratar-se de um centro de convivência e qualidade de vida originado da transformação de uma área pública contaminada.

O espaço, em condições degradadas, funcionou como centro de processamento de resíduos domiciliares e hospitalares até 1989 e vinha sendo ocupado pelo projeto Coopervivabem, que fazia a reciclagem do lixo da região. Amostras coletadas e pesquisadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) detectaram a presença de furanos, dioxinas e metais pesados em quantidades acima do aceitável, solicitando intervenções que visassem a recuperação ambiental da área, sem oferecer riscos à saúde. O prédio do incinerador foi totalmente recuperado e o projeto das arquitetas Adriana Levisky e Anna Júlia Dietzsch propôs a solução adotada para o terreno, com a construção dos decks de madeira e concreto, que isolam os visitantes das áreas de solo deteriorado.

A Praça Victor Civita conta ainda com soluções arquitetônicas de reuso de água e economia energética. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo site oficial da Praça: www.pracavictorcivita.org.br.