Projeto Fábrica Verde inicia aulas práticas para capacitar jovens no setor de jardinagem

 segunda etapa do Projeto Fábrica Verde - Pinheiros começará nesta quarta-feira (20/1). Após um mês e meio de aulas teóricas os participantes terão agora aulas práticas, como a produção de adubo orgânico e manutenção de praças e jardins.


Começa nesta quarta-feira (20/1) a segunda etapa do Projeto Fábrica Verde - Pinheiros, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, do Instituto Abril, da Associação Cidade Escola Aprendiz e da Subprefeitura de Pinheiros.

Após um mês e meio de ensinos teóricos na área da jardinagem, os alunos do Fábrica Verde passarão a ter aulas práticas, como a produção de adubo orgânico para as plantas e manutenção de praças e jardins, por exemplo. O projeto criado em 2008, já contou com duas edições: uma na USP, no bairro do Butantã e outra na USP Leste. A edição deste ano teve sua primeira fase ministrada na Praça Victor Civita e agora, com as aulas práticas, passa a ser realizada no viveiro da Subprefeitura Pinheiros.

O projeto tem duração total de um ano e prioriza entre seus beneficiários pessoas com alta vulnerabilidade social e sem qualificação profissional específica. Nos primeiros seis meses, os 40 alunos do projeto participam do curso prático-teórico e recebem auxílio mensal de R$ 325,50. Nos outros seis meses são acompanhados, sem o auxílio financeiro, sobre suas ações quanto à abertura de uma cooperativa ligada ao ramo da jardinagem. Ou seja, além de capacitar profissionalmente cidadãos numa área promissora na Cidade, a jardinagem, o projeto ainda posiciona os beneficiados para uma visão empreendedora no ramo.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, o que torna o projeto uma idéia bem sucedida, é que Fábrica Verde “não só trabalha com a questão do verde, da sustentabilidade e geração de renda, como também cria empreendedores e estimula os participantes a formarem cooperativas na área de jardinagem”.