Festival do Cedpes abre espaço para talentos da melhor idade

Arte, música e muita descontração marcaram o 1º Festival de Talentos do Cedpes (Centro de Desenvolvimento para a Preparação do Envelhecimento Saudável), encerrado nesta terça-feira (8). A ideia do evento foi dar espaço para que os idosos inscritos no programa pudessem mostrar seus talentos e trocar experiências.

O festival foi aberto na quarta-feira (2) com a categoria Culinária, na qual os participantes, que são frequentadores do espaço, trouxeram doces e salgados para serem degustados e apreciados.

“É uma pena que antigamente não havia essa possibilidade. Agora temos essa oportunidade de mostrar nossos talentos. É uma realização profunda para nós. É amor, carinho e respeito”, afirma Neusa Pecoraro, 72 anos.

O segundo tema, Música, teve apresentações de canto e música instrumental que animaram e emocionaram a plateia. O evento aconteceu na sexta-feira (4) e, devido à melhor acústica, foi realizado no auditório do Ceaf (Centro de Estudos e Assistência à Família), que fica na Praça Walter Azevedo, na rua Japuanga, 235.

“Nunca cantei em público. Tive a oportunidade aqui. Estou muito feliz, faz bem para minha alma”, diz Walter Carriço Vieira, de 69 anos.

O Festival foi encerrado nesta terça-feira (8) com a categoria Artesanato e Literatura. Quadros, louças e madeiras trabalhadas, crochê, bonecas de pano e apresentações de contos e poesias com o tema “É possível ter um envelhecimento saudável” foram expostos no Cedpes.

No total 77 pessoas participaram do festival, sendo 30 na categoria culinária, 25 em artesanato, 15 em literatura e 7 em música.

Inaugurado pela Prefeitura em junho de 2008, o Cedpes funciona por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), prestando serviços de saúde e atendimentos preventivos a idosos da região. Em novembro, o serviço foi um dos vencedores do Prêmio Talentos da Maturidade – Categoria Programas Exemplares, promovido pelo Grupo Santander Brasil. Atualmente o Cedpes contra com 700 inscritos, dos quais 400 em atividade.