Aplicativo vai auxiliar passageiros com deficiência visual e cegos no transporte público de São Paulo

A prefeitura assinou parceria com a empresa do aplicativo Cittamobi Acessibilidade, que possui funcionalidades voltadas para esse público

 Os moradores da capital, que são cegos ou possuem deficiência visual, terão seu deslocamento no transporte público facilitado com o aplicativo Cittamobi Acessibilidade. A ferramenta foi desenvolvida exclusivamente para atender esse público e possui funções adicionais. A Prefeitura assinou o termo de parceria com a empresa responsável pelo aplicativo nesta quarta-feira (13) para marcar o Dia Nacional do Cego.

A medida reforça o compromisso da Prefeitura em garantir o direito de ir e vir do cidadão paulistano com deficiência visual, já previsto na Lei Brasileira de Inclusão. E ainda destaca a importância de os espaços serem inclusivos e acessíveis, incluindo o transporte público.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, destaca a importância a medida, pois “a tecnologia assistiva pode ser transformadora na vida das pessoas com deficiência. Essa parceria com a ‘Cittamobi’ garante o direito de ir e vir das pessoas com deficiência visual. Um aplicativo que não tem custo para o usuário e que o faz chegar aos lugares, sabendo onde estão, tendo facilidade, por exemplo, de aguardar um ônibus no ponto sabendo que está para chegar e também para onde está indo”, afirma a secretária

“O aplicativo tem como propósito promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, para que elas possam exercer o direito à cidadania com independência e tenham melhora na qualidade de vida por meio da tecnologia”, ressalta Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software, que possui deficiência visual e é parceiro da empresa.

 

Como funciona

Desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual e cegas, o aplicativo têm funções que são ativadas por comandos de voz, chamados VoiceOver, com suporte de assistente virtual.

Além disso, há alertas de quais ônibus estão próximos à parada selecionada, aviso de chegada ao ponto de destino escolhido, sinalização do momento exato em que o passageiro deve descer do ônibus e informes sobre quais locais o veículo está passando ao longo do trajeto.

Também por comando de voz, há a possibilidade de programar locais de preferência, como o endereço de casa ou do trabalho; criar rotas específicas e salvar off-line o caminho de volta, em caso de falha de internet. De bônus, há funcionalidades complementares, como o modo andar de carro, com alertas sobre ruas e cruzamentos; viagem, com alerta de momento de embarque e desembarque, e a pé, para locomoção em locais abertos e que permitem memorizar obstáculos ao longo do percurso em que a pessoa passa com frequência. Além disso, há as funções de previsão e roteirizador, que traçam a melhor rota entre um ponto a outro da cidade.

O aplicativo, disponível para os sistemas Android e IOS, pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos de qualquer telefone celular.