Praça Victor Civita realiza show com DURUM Percussão Brasil

O Grupo Durum - que apresenta-se no sábado, dia 22, às 11 horas na Praça Victor Civita - destaca-se como um dos mais atuantes grupos de percussão do continente sul americano, com uma vasta agenda de concertos e Master Classes no Brasil e no exterior. Foi responsável pela estréia mundial da obra encomendada pelo Balé da Cidade de São Paulo para a coreografia "A Linha Curva" do israelense Itizk Galili, música composta pelo grupo holandês Percossa e executada ao vivo durante a temporada de 2005 pelo Grupo Durum no Teatro Municipal de São Paulo.

Formado em 2005 na cidade de São Paulo o Grupo Durum Percussão Brasil tem como objetivo a pesquisa e a prática da música escrita para percussão nos séculos XX e XXI. O Grupo desenvolve uma linguagem própria para as suas interpretações e performances artísticas, valendo-se de materiais coletados ao longo da vida acadêmica e musical de cada integrante e das suas relações com compositores, maestros e percussionistas.

Em 2009 o Durum prepara-se para o lançamento do seu mais novo CD, "DIMENSÕES", com obras de compositores brasileiros como Mário Ficarelli, Eduardo Guimarães Álvares, Carlos Stasi, Francisco Abreu e Fernando Chaib (integrante do Grupo Durum).

O espetáculo é gratuito e aberto a todos os públicos. Não é necessário retirar ingressos para participar.

 

Abaixo, conheça o perfil dos integrantes do grupo:

 

Richard Fraser
Bacharel em Percussão e ex-integrante do Grupo PIAP, iniciou seus estudos de percussão na escola Municipal de Música em 1979 sob a orientação de Djalma Colaneri e fazendo parte do Grupo de Percussão desta escola. Estudou também com John Boudler e Mário Frungilo na Unesp. Foi percussionista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e Orquestra Sinfonia Cultura. Toca como músico convidado em diversas orquestras tais como; Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) , Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e OSESP . Foi um dos vencedores junto ao PIAP do II Prêmio Eldorado de Música, realizando vários concertos pelo país, além de gravações em Rádio, TV e Discos. Participou da turnê realizada pelo PIAP nos Estados Unidos em 87 tocando em diversas cidades americanas incluindo a apresentação na Convenção Internacional de Percussão em Saint Louis .Atuou em grupos de música de câmara como o Duo Diálogos, Percorso Ensemble, Trupe Contemporânea entre outros. Desde 1994 é Monitor da Orquestra Experimental de Repertório.

 

Leopoldo Prado
Bacharel em Percussão pela Universidade Estadual Paulista e ex-integrante do Grupo PIAP, iniciou seus estudos em bateria na cidade de Uberlândia - MG onde, em 1997, ingressou na Universidade Federal de Uberlândia no curso de Bacharelado em Percussão. Estudou com John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Foi percussionista da Orquestra Experimental de Repertório, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, além de ser constantemente convidado por várias Orquestras para participação especial. Gravou o CD "Orquestra Acadêmica" do Festival de Campos de Jordão além de gravar álbum com o Grupo PIAP, realizando vários concertos pelo país. Em 2003 foi agraciado, junto ao Grupo PIAP, com o Prêmio APCA de "Melhor Grupo de Música de Câmara". Atualmente é Timpanista da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e percussionista da Banda Sinfônica de Cubatão.

 

Ricardo Appezzato
Bacharel em Percussão pela Universidade Estadual Paulista e ex-integrante do Grupo PIAP, iniciou seus estudos em percussão no Conservatório de Tatuí com Javier Calvino, Luis Caldana e Agnaldo Silva. Estudou com John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Toca como músico convidado em diversas Orquestras Sinfônicas do país, a citar: OSESP, Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP) e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Foi vencedor do Prêmio Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e foi finalista do I Concurso Sul-Americano de Marimba. Em 2003 foi agraciado, junto ao Grupo PIAP, com o Prêmio APCA de "Melhor Grupo de Música de Câmara". Gravou CDs com orquestras e com o Grupo PIAP, realizando vários concertos pelo país. Participou de grupos de música de câmara como: Grupo experimental Villa Lobos, Grupo de Percussão de Tatuí, Grupo Fórum, Percorso Ensemble. Atualmente é percussionista da OER e da Banda Sinfônica de Cubatão.

 

Rodolfo Vilaggio
Bacharel em Percussão pela Universidade Estadual Paulista e ex-integrante do Grupo PIAP, iniciou seus estudos em percussão em 1991 na Escola Municipal de Música com Elizabeth Del Grande e Joaquim Abreu. Estudou com John Boudler, Eduardo Gianesella e Carlos Stasi, além de estudar piano por quatro anos com Denise Perez Manzo. Toca como músico convidado em diversas Orquestras Sinfônicas entre as quais: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica da Rádio e Televisão Cultura e Orquestra Sinfônica de Santo André. Participou da montagem do musical "O Mágico de Oz", fazendo turnês pela América Latina. Gravou CD com o Grupo PIAP, realizando diversos concertos pelo país. Além de instrumentista, faz Direção Musical de espetáculos cênicos em cartaz na cidade de São Paulo, dá aulas de percussão em Festivais de Música e projetos do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é percussionista da Orquestra Experimental de Repertório.

 

Mais informações podem ser obtidas no site www.grupodurum.com.br