Plano de Auto-Formação Local

Muito se tem ouvido falar em redes sociais em nossos dias. Todos sabem que ninguém é sozinho, mas agora temos certeza que “uma andorinha só não faz verão”. A proposta do Plano de Auto-Formação Local volta-se para a troca de conhecimentos e diferentes saberes de pessoas e instituições comprometidas com o desenvolvimento de pessoas e da região de Pinheiros.

A partir deste processo de formação, objetiva-se a constituição de um Conselho Local, que formule um Plano Pedagógico e de Coletivos que o implementem.

Proposta de desenvolvimento humano integral, na perspectiva da garantia de direitos fundamentais dos cidadãos, da ampliação do seu repertório sócio-cultural e do fortalecimento da sua capacidade associativa e de participação ativa na sociedade.

O fomento ao estabelecimento de conexões e alianças entre os diferentes setores que atuam no território e o fortalecimento das redes sociais locais, proporcionam o desenvolvimento econômico, cultural, educacional, social, que se traduz na melhoria das condições de saúde, na distribuição de renda, na redução de desigualdades, acesso à comunicação de qualidade, no acesso, produção e circulação democrática de conhecimentos, ampliação de espaços públicos apropriados, acesso a direitos básicos, a participação política assegurada, o processo democrático de tomada de decisão, a valorização compartilhada das conexões locais e a participação comunitária.

As reuniões são quinzenais e em diferentes espaços da região, proporcionando uma maior abertura entre os participantes que tem a possibilidade de conhecer melhor os prédios, a metodologia e a filosofia de cada integrante.

Para saber mais acesse www.autoformacaolocal.pbwiki.com


Texto elaborado por Roberta de Oliveira

Educadora Comunitária