Diante do calor intenso, Prefeitura ativa tendas da Operação Altas Temperaturas

Tendas acolhem qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar, além de oferecer líquidos gelados, como água e frutas

Com a previsão de chegada de mais uma onda de calor intenso e baixa umidade, a Prefeitura de São Paulo ativou as dez tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT), desde o dia 26 de abril . A OAT é realizada pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Sabesp e da Defesa Civil Estadual.

As estruturas acolhem qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar, além de oferecer líquidos gelados, como água, suco e chá, e frutas. As tendas também disponibilizam os bebedouros da Sabesp com livre uso de água, inclusive para pets.

 

 

 

 

 

 

Crédito fotos: Marcelo Pereira/Secom

As tendas são montadas sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 32° C ou mais, conforme parâmetro histórico de análises climáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Essa é mais uma medida adotada pela Prefeitura para amenizar o impacto das mudanças climáticas, que têm causado chuvas intensas e temperaturas cada vez mais altas, como é esperado para os próximos dias. A portaria que prorroga o prazo de ativação da OAT foi publicada no Diário Oficial no dia 24 de abril.

Desde o dia 20 de setembro de 2023 até o dia 21 de março, última vez em que as tendas estiveram ativas, a Operação Altas Temperaturas (OAT) realizou 1.366.629 atendimentos e distribuiu um total de 3.131.435 itens, como garrafas e copos d'água, chás gelados, frutas e sucos.

O Plano de Contingência foi iniciado em setembro de 2023 e presta assistência a toda a população que passa pelos locais em que estão montadas as estruturas, com prioridade para pessoas em condições mais vulneráveis, que são mais suscetíveis às consequências das altas temperaturas, como pessoas em situação de rua e idosos.

Para atender às pessoas em situação de rua, os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e agentes das equipes do Ampara SP também estão nas tendas, onde oferecem acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.

Endereço das tendas de atendimento

Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro;

Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);

Região Norte - Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);

Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);

Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

Rede Socioassistencial
A capital tem a maior rede socioassistencial da América Latina, com mais de 25 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis sociais, Repúblicas para Adultos, Vilas Reencontro, serviços emergenciais da OBT, entre outros.

O encaminhamento para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial é feito de acordo com o perfil do indivíduo e com a tipologia do serviço, respeitando o histórico da pessoa ou família a ser acolhida.

As pessoas em situação de rua são encaminhadas aos serviços de acolhimento por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) do município, do SEAS e Ampara SP.